Vinte e nove startups avançam para a terceira fase do Programa Corredores Digitais

5 de maio de 2021 - 13:47 # # # #

Ascom Secitece

A fase 3 do programa conta com empreendedores da Grande Fortaleza, Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Maciço de Baturité, Sertão de Sobral e Sertão de Crateús

As startups selecionadas no edital de 2020 do Corredores Digitais já estão chegando na reta final. Ao todo, 29 times avançam para a terceira fase do programa. Desses, vinte e dois integram a jornada Criação de Negócios e sete fazem parte da jornada Tração de Negócios. O programa conta com a participação de empreendedores de diferentes regiões do Ceará, como: Grande Fortaleza, Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Maciço de Baturité, Sertão de Sobral e Sertão de Crateús.

Na jornada Criação, os participantes terão como missão preparar a startup para o lançamento do produto. Wesley Lucena, gestor dessa jornada, afirma: “Hoje temos equipes muito capacitadas e projetos que sinalizam um bom potencial de mercado. Nesta fase, buscamos refinar o modelo de negócio por meio de testes reais com os clientes, o que pode gerar algumas mudanças inesperadas em relação a segmentação, modelo de receitas ou até mesmo
funcionalidades. É ótimo termos empreendedores competentes, que buscam aprendizado contínuo.”

Já a Tração de Negócios tem como intuito elaborar uma força de vendas eficaz, aumentar a receita, expandir mercado e estruturar toda a fase operacional da startup. Para Marília Coelho, gestora da jornada, ao diagnosticar o grau de maturidade da empresa, é possível traçar melhores estratégias. “A fase 3 contará com diagnósticos para entender em qual grau de maturidade o negócio se encontra. Assim, conseguimos traçar estratégias para evoluir e atender as necessidades específicas de cada startup. Trabalharemos com sprints quinzenais para acompanhar as ações e metas de cada negócio. Com certeza será uma admirável e importante jornada para todas as startups do Programa
Corredores Digitais.”

Nesta reta final, os empreendedores contarão com workshops, mentorias, diagnósticos de maturidade, além de trabalharem temas como: Estratégia de Marketing, Gestão de Projetos, Engenharia Econômica e Bases Jurídicas de Governança Corporativa.

Nesta reta final, participam vários projetos inovadores com soluções baseadas em tecnologia, comunicação para o terceiro setor, dados, relacionamento com o cliente, entre outras. O Projeto Ohana, por exemplo, atua na capacitação de Organizações não Governamentais com ciclos de formação. Já na área da saúde, podemos destacar a startup Altus, que é uma plataforma para atendimento à distância com profissionais da área de psicologia, nutrição e educação física.

Outra iniciativa é o marketplace Turisnato, uma plataforma exclusiva para os profissionais do turismo. Durante as edições, foram mais de 650 ideias inovadoras e várias tecnologias lançadas. Em breve, será lançado um novo edital. Os detalhes podem ser conferidos nas redes sociais do Programa Corredores Digitais.

Sobre o Corredores Digitais

O Corredores Digitais é um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia cearense, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). A iniciativa atende projetos inovadores em diferentes fases, além de oferecer acesso a benefícios, tais como mentorias, vantagens de empresas parceiras, capacitação e networking.