Governo do Ceará adere à Rede Nacional de Governo Digital

6 de maio de 2021 - 16:27 # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris

A Rede tem como proposta compartilhar experiências e soluções da transformação digital dos serviços públicos

Colaborar, articular e criar iniciativas inovadoras relacionadas ao tema Governo Digital no setor público é a proposta da Rede Nacional de Governo Digital – Rede Gov.Br. O Governo do Ceará agora faz parte dessa Rede, que no total conta com 5 capitais e 13 unidades federativas (UFs) integradas. Os participantes da Rede Gov.Br têm acesso a iniciativas e programas relacionados ao uso das plataformas digitais do Governo Federal, a exemplo da plataforma Gov.br; e ao apoio técnico no planejamento e aplicação de estratégias de transformação digital de serviços.

Compete à Rede Gov.BR integrar e coordenar iniciativas comuns na transformação digital no setor público; e promover a aproximação do Estado com o cidadão, as empresas e a sociedade civil, ao priorizar a oferta de serviços públicos digitais de acordo com interesses e necessidades da sociedade. E mais, estimular a redução de custos e o aumento da agilidade na prestação de serviços públicos; articular o desenvolvimento e o reuso de soluções e de plataformas digitais; e realizar programas de formação e de desenvolvimento de habilidades relacionados à transformação digital para servidores públicos.

A partir da adesão, o Estado assume o compromisso de seguir as diretrizes do Governo Federal sobre a oferta dos serviços públicos digitais e sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários desses serviços; bem como empreender esforços para atuar de forma integrada com os demais participantes da Rede e impulsionar a transformação digital no país.

Entre as diretrizes do Governo Federal sobre serviços públicos digitais estão implementar e difundir o uso dos serviços públicos digitais aos cidadãos, inclusive por meio de dispositivos móveis; simplificar as solicitações, a prestação e o acompanhamento dos serviços públicos, com foco na experiência do usuário; dar transparência à execução; e permitir o acompanhamento e o monitoramento dos serviços públicos.

Dez passos para a Transformação Digital

Os participantes da Rede gov.br contam com o Guia Prático: 10 Passos para a Transformação Digital, desenvolvido pelo governo federal com experiências bem-sucedidas na digitalização dos serviços públicos no país.

Conheça os dez passos:

1. Monte um time dedicado e invista na governança;

2. Institucionalize a estratégia;

3. Delimite o universo;

4. Tenha um plano de longo prazo (mas comece pelos serviços pequenos);

5. Construa uma estratégia digital unificada (mas valorize os setoriais);

6. Pense no todo, mas busque entregas rápidas;

7. Abrace o mínimo viável (e escute os usuários sempre);

8. Priorize a nuvem;

9. Esteja aberto a parcerias;

10. Comunique o tempo todo.