Sema lança Selo Empresa Sustentável certificando estabelecimentos de Jericoacoara

6 de maio de 2021 - 16:26 # # # # # # #

Ascom Sema - Texto e Foto

Nesta quinta-feira (6), em solenidade virtual, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou o lançamento da certificação Selo Empresa Sustentável, válido para todo o Estado. Na oportunidade, foram certificados estabelecimentos participantes da edição piloto, iniciada ainda em 2019, feita somente em Jericoacoara. As empresas certificadas foram as pousadas Chez Loran e Vento de Jeri e o hotel Casa na Praia, que serão beneficiadas pelo selo por dois anos.

Participaram do evento os secretários estaduais do Meio Ambiente, Artur Bruno; de Desenvolvimento do Ceará, Maia Junior; da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda; além do diretor de Fomento da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Luís Eduardo Barros; a secretária de Relações Institucionais da Sefaz, Germana Belchior; o secretário executivo de Modernização e Inovação do Estado, Célio Fernando; a procuradora do Ministério Público do Estado do Ceará, Jacqueline Faustino; o presidente da Federação do Comércio do Estado do Ceará, Maurício Filizola; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Francisco Freitas Cordeiro; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Rodrigo Diógenes Pinheiro; e o diretor financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Edgar Gadelha.

Em sua fala, Jacqueline Faustino ressaltou que o Selo é importante para “construir uma nova era pra empresas do Ceará, dentro do critério da sustentabilidade”. Maia Júnior, por sua vez, enfatizou a tendência mundial das empresas de se adequarem a um padrão sustentável. O titular da SEMA, Artur Bruno, aposta que o exemplo das empresas certificadas possa influenciar positivamente outras instituições a participar de edições seguintes do Selo”.

Todos os representantes das três empresas certificadas enfatizaram a importância da assistência dos técnicos da Sema no processo, em especial à Sara Pianowski e Magda Marinho. O diretor do Hotel Casa na Praia, Gerardo Sztycberg, agradeceu à sua equipe, que mudou hábitos para se adequar às exigências ambientais e conquistar o Selo”. A sócia-proprietária da Pousada Vento de Jeri, Silvia Maracci, afirmou que “espera que este tipo de iniciativa não pare, pois tem relação com o planeta que queremos construir no futuro”. A gerente Tamara Fernández lembrou que “o grande desafio é a mudança de hábitos e a permanência dos mesmos”. O proprietário da Pousada Chez Loran, Luís Manuel Marques externou: “estou muito contente de fazer parte deste projeto piloto. É importante pra Jeri e para o Ceará”. Sua gerente, Sandra Sousa disse também que “estaremos sempre colaborando. Tínhamos práticas sustentáveis, mas a ajuda da Sema foi fundamental para atingir os objetivos”.

O que é o Selo

O Selo Empresa Sustentável é um programa de Certificação Ambiental Pública, para identificar empresas comprometidas com as boas práticas ambientais, como a utilização de tecnologias e metodologias limpas, reciclagem e geração de impactos sociais positivos.

“Quando um empreendimento decide adquirir um selo ecológico, acaba se destacando perante a concorrência”, explica Artur Bruno, pois “assume sua responsabilidade socioambiental, e essa atitude torna-se um diferencial no mercado, fortalecendo e agregando valores à marca, com impactos positivos no meio ambiente e nos resultados econômicos, da empresa e da comunidade por ela afetada”.

O Selo Empresa Sustentável é uma Certificação Ambiental Pública realizada por uma Secretaria de Estado, mas é concedido a partir de um processo colaborativo e plural, de avaliação, executado por dois grupos técnicos. Um grupo é composto por consultorias ambientais locais e o outro, chamado Comissão Técnica de Avaliação (CTA), composto por universidades, entidades privadas e órgãos públicos, totalizando 31 instituições em ambos os grupos. As empresas são avaliadas no contexto de cinco Eixos Temáticos:

1. Uso Racional da Água

2. Destinação de Efluentes

3. Gerenciamento de Resíduos Sólidos

4. Uso Racional de Energia Elétrica

5. Responsabilidade Socioambiental.

Cada um desses indicadores foi elaborado de modo a se conectar diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, gerando um melhor aproveitamento de recursos ambientais da região e melhorando a qualidade de vida de todas as partes interessadas e impactadas pelo empreendimento.