Ceará recebe 20º lote de vacinas contra Covid e deverá continuar imunização de idosos com CoronaVac

7 de maio de 2021 - 22:43 # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Fotos

O Ceará recebeu, no fim da noite desta sexta-feira (7), o 20º lote de vacinas para a imunização da população contra a Covid-19. A nova remessa enviada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), operacionalizado pelo Ministério da Saúde, contém doses da CoronaVac/Butantan para dar sequência à vacinação de idosos em segunda dose.

Os imunizantes serão distribuídos imediatamente aos municípios cearenses. Já o agendamento de vacinação fica a cargo de cada município, e o mesmo divulgará sua lista de vacinação em seus canais oficiais de informação.

“O Ceará recebeu hoje mais um lote da vacina CoronaVac, que será utilizada para a segunda dose dos cearenses. Inclusive, o Estado já havia ganho na Justiça o direito de receber mais doses da vacina para aplicação da D2. Continuamos na luta por mais vacinas para todos os irmãos e irmãs cearenses”, ressaltou o governador Camilo Santana.

Decisão na Justiça

A decisão favorável na Justiça Federal dá ao Ceará o direito de receber da União (Ministério da Saúde) 49 mil doses de CoronaVac, para aplicação da segunda dose (D2) para pessoas dos grupos prioritários que já haviam recebido a primeira dose e estão com o prazo de 28 dias entre as aplicações vencido, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O Estado já havia recebido outras 11.600 doses do imunizante no último dia 1º.

Vacinômetro

Com o envio desta sexta-feira, o Ceará chega ao total de 2.915.300 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), das quais 2.158.922 milhões já foram aplicadas, entre primeira e segunda dose. Os dados são do Vacinômetro, com o acumulado de até às 17 horas da última quinta-feira (6).

Seguindo orientação do MS, este 20° lote será destinado para os idosos que deverão tomar a segunda dose do imunizante.