Com nova remessa de vacinas Pfizer, Ceará recebe 22º lote de imunizantes contra Covid

10 de maio de 2021 - 22:39 # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

O Ceará recebeu, no fim da noite desta segunda-feira (10), o 22º lote de vacinas para a imunização da população contra a Covid-19. A nova remessa enviada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), operacionalizado pelo Ministério da Saúde, contém 45.690 mil doses da Pfizer/BioNTech, destinadas para a continuidade na vacinação da primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente.

“Recebemos esta noite 45.690 doses de vacinas da Pfizer. Seguimos lutando por mais vacinas para a imunização de todos os cearenses. Nós não vamos descansar enquanto todos sejam vacinados, por isso o Estado tem feito contato com outros laboratórios, inclusive de outros países, para que a gente possa acelerar esse processo de vacinação”, disse Camilo.

Essa é a segunda remessa desse imunizante, o terceiro tipo de vacina recebido no Ceará, que já vinha imunizando sua população com CoronaVac (Sinovac/Butantan) e AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) desde janeiro. Ao contrário das outras duas, a Pfizer necessita de um acondicionamento com temperatura ainda mais baixa, e precisam ficar guardadas em ambientes entre -25ºC e -15ºC, podendo permanecer por até 14 dias nessas condições. Por isso, a indicação é concentrar a aplicação deste tipo na Capital.

A Secretaria da Saúde (Sesa) seguirá utilizando um freezer da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), que tem capacidade para conservar a uma temperatura de até 70 graus negativos.

Assim como os outros dois imunizantes já utilizados no Estado, esse também precisa da aplicação de duas doses para garantir o ciclo completo. O intervalo entre as duas aplicações deverá ser de 12 semanas, de acordo com orientação do Ministério da Saúde.

21º Lote

O Ceará recebeu no último sábado (8), outras 11 mil doses da vacina CoronaVac. Com as 38 mil que chegaram na última sexta-feira (7), o Estado conseguiu totalizar as 49 mil doses  ganhas na Justiça, para garantir a aplicação da 2ª dose e não prejudicar os cearenses. A ação foi movida pelo Estado, em parceria com Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Defensoria. Além dessas doses recebidas, o Ceará busca agora o fornecimento imediato de mais 22.354 doses da Coronavac, que deveriam ter vindo no fornecimento regular no último fim de semana, assim como foram distribuídas para outros estados. Em postagem nas redes sociais, o governador Camilo Santana informou que “nossas equipes já estão acionando o Ministério nesse sentido”.

Vacinômetro

Com o envio desta segunda-feira, o Ceará chega ao total de 2.971.990 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), das quais 2.249.585 milhões já foram aplicadas, entre primeira e segunda dose. Os dados são do Vacinômetro, com o acumulado de até às 17 horas do último domingo (9).