Dragão do Mar exibe nesta terça-feira (11) espetáculo inspirado no desaparecimento de Manuel Jacaré

10 de maio de 2021 - 13:32 # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom do Centro Dragão do Mar - Texto

Montagem do coletivo No barraco da Constância tem!, que ficciona o desaparecimento do jangadeiro cearense, ficará disponível no YouTube do Dragão por apenas 48h.

Nesta terça-feira (11), às 20h, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do programa Na Rede com o Dragão, exibirá o espetáculo “O Desaparecimento do Jangadeiro Jacaré em Alcácer-Quibir”, do grupo No barraco da Constância tem!, no YouTube do Dragão do Mar. Com acesso gratuito e livre, o espetáculo permanecerá no canal durante 48h.

A peça é inspirada na história do jangadeiro cearense Manuel Olímpio Meira (1903-1942), mais conhecido como Manuel Jacaré, que em 1941, junto a Mestre Jerônimo, Tatá e Manuel Preto, viajou na jangada São Pedro rumo ao Rio de Janeiro a fim de reivindicar ao presidente Getúlio Vargas direitos trabalhistas para os pescadores. Com o objetivo alcançado, o líder da tripulação foi convidado pelo cineasta Orson Welles para gravar um filme sobre a empreitada. Durante as gravações, porém, a embarcação virou e Jacaré desapareceu. A montagem lança hipóteses a respeito do sumiço de Jacaré e da sua saga e traça novas possibilidades ao imaginar o seu reaparecimento.

Ficha técnica

Espetáculo “O Desaparecimento do Jangadeiro Jacaré em Alcácer-Quibir”
Direção, roteiro e interpretação: Felipe Damasceno, Honório Félix, Renan Capivara, Sarah Nastroyanni e William Pereira Monte
Edição e montagem: Breno de Lacerda

Sobre o grupo

No barraco da Constância tem! é um coletivo fortalezense fundado em 2012. Integrado por pessoas com formações diversas, o grupo atua transversalmente nas áreas do teatro, da dança e da performance, na busca pela invenção, coletividade, colaboração e transversalidade entre as linguagens e os gêneros, num exercício político constante de investigação, porosidade, intuição e desejo.

Desde 2012 em atividade, o grupo possui, em seu repertório de criações cênicas, trabalhos como Piragem etnográfica do complexo (2013), Nada como quando começou (2015), Marlene – dissecação do corpo do Espetáculo (2016), Rara (2017), Coververxion (2018), Mystura tropykal (2019), e Delirantes e malsãs (2020). Atualmente está em processo com os projetos Gambiarra, de dança; EXE, de mídia digital; e Resumo da ópera, de teatro, em parceria com o Teatro Máquina. Além de proposições artísticas, o coletivo também se dedica a realizar formações, tais como oficinas, workshops e residências de criação a partir dos seus processos.

Serviço

Na Rede com Dragão apresenta “O desaparecimento do jangadeiro Jacaré em Alcácer-Quibir”, do No barraco da Constância tem!
Data: 11 de maio de 2021 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube
Duração: 17 minutos
Acesso livre e gratuito
Disponível por 48h