Papo SUS debate uso racional de medicamentos durante a pandemia

10 de maio de 2021 - 17:20 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP Texto
Júlio Lopes Arte gráfica

Ao primeiro sintoma de algum desconforto ou mal-estar no corpo, você costuma ir direto à farmácia para comprar medicamento, mesmo sem prescrição médica? Saiba que essa é uma prática perigosa e que traz inúmeros riscos à saúde, podendo levar, inclusive, à morte. Para discutir os perigos da automedicação e a importância do uso racional dos remédios durante a pandemia de Covid-19, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza mais uma edição do Papo SUS nesta terça-feira (11).

Com o tema Uso racional de medicamentos na pandemia, a transmissão ao vivo começa às 19 horas no perfil da ESP/CE no Instagram Mirian Parente. A farmacêutica alerta para os perigos da automedicação e dos usos equivocados de determinados medicamentos. “Isso é mais perigoso ainda em se tratando de pessoas idosas, de crianças, de gestantes e pessoas que são consideradas grupos de risco”, ressalta.

Para a professora da UFC, a recomendação é de que o uso do medicamento seja feito quando indicado por um especialista. “E para os medicamentos que estão sujeitos à prescrição, ou seja, que o médico deve avaliar primeiro e prescrever depois, a orientação é que as pessoas procurem a indicação médica antes”.

Em relação à prática da automedicação no contexto da pandemia da Covid-19, Mirian Parente alerta para os riscos do uso de medicação utilizada como promessa única para tratamento da doença. Ela cita as indicações e estudos da literatura científica especializada que pontuam a ineficácia de determinados remédios nesses casos. “E isso é muito perigoso porque as pessoas se expõem a medicamentos que são utilizados para outras doenças e que não têm nenhuma comprovação efetiva para tratar a Covid -19”, pontua.

Para a pesquisadora, em casos coronavírus, é indicado o manejo clínico dos pacientes, onde os médicos cuidam dessas pessoas a partir do tratamento dos seus sinais e sintomas manifestados pela presença da infecção viral. Em relação às formas de prevenção, Parente reitera a adoção das medidas de proteção como o distanciamento social, a higienização das mãos e superfícies e o uso correto de máscaras. “É importante também que a pessoa não perca a oportunidade de ser vacinada porque, até então, esta é a medida mais eficaz que temos no horizonte contra a Covid-19”.

Papo SUS

O Papo SUS tem como objetivo destacar a atuação do sistema público de saúde nas políticas da área, na qualificação de trabalhadores e gestores e na assistência ao cidadão. As lives ocorrem a cada quinze dias e são conduzidas pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes.

Serviço:

Uso racional de medicamentos na pandemia
Data: terça-feira (11)

Horário:19h
Convidada: Mirian Parente – Farmacêutica e coordenadora do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Acesse instagram.com/espceara e acompanhe a transmissão.