Desenvolvido pela Supesp, sistema que auxilia trabalho do Corpo de Bombeiros do Ceará conquista premiação internacional

12 de maio de 2021 - 18:05 # # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Mais um ponto positivo para a Segurança Pública do Ceará foi alcançado nesta quarta-feira (12). O Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo), desenvolvida pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) para auxiliar na operacionalização de recursos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), conquistou o terceiro lugar na final do VI Prêmio Anual Gestion para Resultados en el Desarollo 2020, na categoria “Monitoramento e Avaliação – Províncias e Estados”. A ferramenta era a única que representava, na categoria, o Ceará e o Brasil na premiação internacional. Desde o ano 2019, o Sigo já se encontra em funcionamento na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A premiação é organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como objetivo o reconhecimento de práticas de gestão para resultados desenvolvidas por governos e gestores de países da América Latina e Caribe. O Sigo foi finalista na categoria com outros dois projetos, ambos desenvolvidos no México. A plataforma é de uso intuitivo e permite que operadores da Ciops elaborem rotas que sejam utilizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros com base no mapeamento dos hidrantes na região de uma ocorrência. A ferramenta é pautada em inovação, eficiência, economia e tecnologia aplicada ao uso de profissionais da segurança pública, em especial, de bombeiros militares do Ceará.

“Essa premiação representa um esforço maior do Governo do Ceará para atender ao aperfeiçoamento das políticas públicas na área de segurança. A Supesp, por meio da Secretaria da Segurança Pública, implementa uma importante ferramenta para o Corpo de Bombeiros garantir mais agilidade e eficácia nos serviços à população. Com o trabalho em equipe, liderado pelo coronel Ricardo Catanho e o assessor e geógrafo Flávio Moreira Júnior, demos um importante salto de qualidade a partir do sistema de Georreferenciamento Operacional para ocorrências dos bombeiros e sermos referência mundial”, destacou Helano Matos, superintendente de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública.

O tenente-coronel Ricardo Catanho, um dos criadores do projeto, comenta com alegria sobre a premiação. “A concretização dessa premiação é um reconhecimento internacional de um dos árduos trabalhos empreendidos na Supesp, em prol da segurança pública, cuja eficiência e eficácia colaboram para salvar vidas e patrimônios, demonstrando a capacidade cearense de inovar tecnologicamente. Inclusive, com custo zero para o erário público, numa sintonia às diretrizes do Governo do Estado, de modo a continuar avançando mais e melhor, pois o trabalho não para”, destaca.

O Sigo

O Sigo, que foi desenvolvido em 2019, é de uso intuitivo e permite que operadores da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS elaborem rotas que sejam utilizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros com base no mapeamento dos hidrantes na região de uma ocorrência.

Além do mapeamento dos recursos disponíveis para auxiliar no combate aos incêndios, o sistema disponibiliza informações como dimensionamento de vias e atualizações em tempo real do fluxo de trânsito na região e otimiza, assim, o deslocamento pelas equipes do CBMCE. O dimensionamento das vias também possibilita a utilização da viatura mais adequada para o atendimento de uma determinada ocorrência.

A ferramenta foi criada pelo tenente-coronel Ricardo Catanho e pelo geógrafo Flávio Moreira Junior, ambos pesquisadores da Supesp, instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). Várias pesquisas no campo da tecnologia, bem como experiência operacional e utilização acessível dos mecanismos foram combinadas pelos pesquisadores no desenvolvimento do projeto, que não gerou custos aos cofres públicos.

O Ceará também alcançou o terceiro lugar na “Categoria Geral – Províncias e Estados”, por um projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag/CE).