Cineteatro São Luiz realiza exposição seguida de live sobre o Minimuseu Firmeza

13 de maio de 2021 - 16:15 # # # # # # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz - Texto

Em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza exposição virtual e inédita, às 18h, com a temática “Minimuseu Firmeza – Casa de arte e afeto no Mondubim”. A mostra reunirá vídeos e fotografias do espaço e obras digitalizadas dos artistas e eternos anfitriões, Nice e Estrigas Firmeza, ao lado de trabalhos de Aldemir Martins, Descartes Gadelha, Hélio Rola, Heloysa Juaçaba, Raimundo Kampos, Vando Figueiredo, Zenon Barreto e Zé Tarcísio. Após a estreia da exposição, será realizada uma conversa ao vivo, às 18h30, com os pesquisadores e frequentadores do Minimuseu: Carolina Ruoso, Carlos Macedo e Luiza Helena Amorim.

O material que estreia na galeria virtual do Cineteatro e preparado especialmente para a data fará uma apresentação do imenso tesouro cultural contido na antiga casa dos artistas a partir de quatro núcleos: “O Estrigas”, “A Nice”, “Os Amigos” e “A Casa”. A exposição tem curadoria de Rodrigo Gadelha Costa, jornalista formado na Universidade de Fortaleza (Unifor), foi mediador e educador em diversas exposições no Espaço Cultural Unifor e atuou no núcleo de comunicação do Minimuseu Firmeza deixado por seu tio-avô Nilo Firmeza, o Estrigas.

A live que segue a exposição terá veiculação no canal de YouTube do Cineteatro e será conectada pelo olhar de pesquisadores e frequentadores do Minimuseu, sobre riquezas e histórias, memórias e afetos, de forma a enaltecer o espaço em sua potência artística e histórica.

Participam: Carolina Ruoso, Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde desenvolveu pesquisa que resultou no livro O Museu do Ceará e a linguagem Poética das coisas, é professora de Teoria e História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e já publicou artigos a respeito do Minimuseu Firmeza, como “Minimuseu Firmeza: Arte/vida Em Defesa de Uma História da Arte no Ceará”; Carlos Macedo, artista plástico cearense que já participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, incluindo a exposição NicEstrigas (CE) em homenagem ao casal de amigos com quem conviveu em visitas ao Minimuseu; Luiza Helena Amorim, mestranda em História Social, pela Universidade Federal do Ceará, onde desenvolve pesquisa sobre o Minimuseu Firmeza e seus fundadores, Nice e Estrigas.

O Minimuseu Firmeza

Espaço cultural, artístico e ecológico, foi fundado em 1969 pelos artistas plásticos Nice e Nilo Firmeza (Estrigas) no sítio onde viviam no Mondubim. Tornou-se um importante ponto de encontro de artistas e intelectuais que, sentados à sombra do baobá, debatiam os mais diversos temas, rememoravam histórias e imaginavam destinos para a arte cearense. Desse frutífero vai e vem cultural, o Minimuseu foi crescendo como acervo de sua própria história e daqueles artistas que lhe deram vida.

A 19º Semana Nacional de Museus

A cada ano, uma temporada cultural é promovida com a Semana Nacional de Museus, coordenada pelo pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de intensificar a relação dos museus com a sociedade. Esta atividade integra a programação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que também celebra a data, sempre realizando uma programação especial, que se une a iniciativas por todo o Brasil. De 17 a 22 de maio, a Secult, por meio da Coordenadoria do Patrimônio Cultural e Memória (COPAM) e da Rede de Equipamentos de Patrimônio Cultural e Memória (REPAM), realiza uma programação online integrada, entre museus e demais instituições que compõem esta rede.

Serviço

Dia 18/05 (terça-feira)

18h [Exposição] “Minimuseu Firmeza – Casa de arte e afeto no Mondubim”

➜ Onde: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes

 

18h30 [Live] “Minimuseu Firmeza – Casa de arte e afeto no Mondubim”, conversa ao vivo com os pesquisadores e frequentadores do Minimuseu, Carolina Ruoso, Carlos Macedo e Luiza Helena.

➜ Onde: no Canal de Youtube