Mais de 330 agricultores conquistam título de propriedade rural em Jucás

13 de maio de 2021 - 14:58 # # # #

André Gurjão - Ascom SDA Texto
Erivelton Celedônio e Prefeitura Municipal de Jucás Fotos

A manhã ganhou um sabor a mais de conquista para 338 agricultores familiares de Jucás, na região Centro Sul cearense. Nesta quinta-feira (13), o secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Cacá Pitombeira, e o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, entregaram títulos de propriedade rural. A solenidade virtual, em decorrência da pandemia do Covid-19, contou ainda com a presença do prefeito Edsonriva Souza e três produtores rurais que representaram o total de beneficiários.

“Demos início a um novo capítulo na vida de 338 agricultores e agricultoras familiares de Jucás. Com o papel da terra em mãos, homens e mulheres conquistam acesso às políticas públicas do Governo do Ceará, como também do governo federal, e ao crédito nos bancos públicos. É assim que o governador Camilo Santana garante uma maior produção agrícola para o Estado e mais desenvolvimento para os municípios cearenses”, comemorou o secretário executivo Cacá Pitombeira.

Em seu discurso, o prefeito Edsonriva Souza reconheceu os esforços da equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará e pontuou que a entrega de mais 1.310 no município deve ocorrer num futuro próximo. “Mas quero dizer ao Cacá e ao José Wilson que a Prefeitura de Jucás está de mãos dadas com o Governo do Ceará para que essa conquista chegue o mais breve possível. As portas estão abertas para avançarmos juntos nessa parceria com a SDA”, asseverou o prefeito.

“Esta é a primeira entrega de títulos em Jucás e, claro, a pandemia acabou dificultando um pouco o trabalho do Idace, em decorrência da necessidade de distanciamento social”, justificou José Wilson Gonçalves. O superintendente destacou ainda que a política de regularização fundiária representa “um pilar do desenvolvimento”. “Por meio da regularização fundiária é que essas pessoas usufruem de uma efetiva condição para produzirem, terem qualidade de vida e gerarem renda”.

“O que o Governo do Ceará deseja a cada agricultor e a cada agricultora que recebe hoje o título de propriedade rural é que se sintam seguros ao investir na própria terra e na própria produção agrícola. Saibam que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário garante o futuro das famílias do campo e fornece a certeza de uma sucessão rural tranquila que começa no dia de hoje: com os filhos e netos dos produtores rurais assegurando o direito de permanecer e produzir no campo”, complementa Cacá Pitombeira.

Também participaram da solenidade: Dora Cunha, representante da Câmara Municipal de Jucás; Cláudio, Lavôr, secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Agrário; e Antônio Francilino Filho, presidente do sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jucás (STTR Jucás). Por fim, representaram os 338 beneficiários da política de regularização fundiária: Francisco Marcos Leite do Santos, Mateus Pereira da Silva e Rosalvo Elpídio de Andrade.