PReVio: Vice-Governadoria do Ceará se reúne com instituições e garante participação popular na implementação do programa

13 de maio de 2021 - 14:31 # # # #

Ascom Vice-governadoria - Texto

Visando a um maior detalhamento do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), a Vice-Governadoria do Ceará promoveu reunião nesta quarta-feira (12) com representantes da comissão da infância e juventude da Rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS) do Grande Bom Jardim. Dentro da conversa, realizada por meio da internet, os participantes puderam tirar dúvidas acerca da implementação do PReVio, projetos e benefícios a serem trazidos para a comunidade.

Na reunião, também foi garantida a participação popular dentro do processo de implementação do PReVio nos territórios, em um trabalho pensado desde a comunidade e com a comunidade. Alguns projetos do Programa, como o Laboratório da Juventude e o Famílias Fortes, também servirão como uma retaguarda para toda a população local inserida nas áreas abraçadas pela ação.

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, comentou a importância da existência de mais projetos nas periferias em busca de uma sociedade melhor. “Eu tenho plena convicção de que existe muito potencial entre os jovens da periferia, e a nossa intenção é dar uma perspectiva de vida para essas pessoas em vulnerabilidade social. Ações preventivas de combate à violência sempre serão o melhor caminho para a pacificação social”, disse.

Lucia Albuquerque, coordenadora executiva do Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS), discorreu sobre a abertura do canal de comunicação envolvendo a população e as autoridades competentes. “A reunião desta semana foi um momento de extrema importância. Para os bons resultados de um programa de política pública que se propõe a prevenir e diminuir a violência no Ceará, é de fundamental importância o contato e o monitoramento por parte da sociedade civil”, pontuou.

O Projeto Jovens Agentes de Paz, a Associação de Moradores do Bom Jardim, o Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim, o Coletivo Oh Vibe e a Companhia Vivart /Fábrica do Bem foram alguns dos membros da Rede DLIS que estiveram presentes na reunião desta semana.

PReVio

O PReVio é uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico e tem como objetivo geral qualificar a atuação governamental na realização de projetos de prevenção social e de segurança pública, na perspectiva de redução de vulnerabilidades e de violências para públicos específicos: crianças, jovens, adolescentes gestantes, egressos do sistema socioeducativo, população LGBT e mulheres em situação de violência.

O Programa possui três pilares principais: um direcionado à prevenção social da violência, outro para modernização policial, e um terceiro para a prevenção da reincidência infracional em adolescentes.

Entre as estratégias centrais do PReVio, está o incentivo a ações que fortaleçam o planejamento e a gestão municipal da segurança e contribuam para a prevenção comunitária da violência, incluindo a violência doméstica, de gênero e juvenil, com estimativa de beneficiar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQI+ de dez municípios que concentram 60% dos homicídios de adolescentes e jovens do Ceará (Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixadá e Sobral).