Governo do Ceará fomenta Transformação Digital no estado através de curso em parceria com a Amazon Web Services

14 de maio de 2021 - 10:45 # # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris - Texto

A programação, dividida em três módulos, teve a participação de secretários, presidentes de órgãos vinculados e outras lideranças do Estado

“É por meio do uso de dados que conseguimos construir e adaptar as políticas públicas às necessidades da população, tornando-as mais eficientes. Os dados nos ajudam a atender o cidadão da melhor maneira possível” é o que diz o professor José Macêdo, cientista-chefe de Dados da Transformação Digital do Governo do Ceará, no painel “Análise de Dados para Gestão Pública”.

O painel aconteceu durante o terceiro e último módulo do Curso de Educação Executiva em Transformação Digital, parceria do Governo do Ceará com a Amazon Web Services (AWS), que aconteceu na última terça-feira (11/5). O encontro teve também a participação de Rodolfo Fiori, cofundador da Gove; Guilherme Dominguez, do BrazilLab; Gabriel Renault, da Elo Group; e Mauricio Consulo, Denilde Viana e Umberto Filho, da AWS.

A formação no Estado foi conduzida pelo Grupo de Trabalho da Transformação Digital, através da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em cooperação com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Durante os três módulos do curso, foram debatidos temas como a Transformação Digital no Brasil e no Ceará, a aceleração do ritmo da mudança, GovTechs e a importância da análise de dados para gestores públicos.

O presidente da Empresa de Tecnologia e Informação do Estado (Etice), Adalberto Pessoa, participou do encerramento da programação. Ele destacou a importância de pensar e entregar serviços aos cidadãos de maneira mais rápida, mais cômoda e mais confiável. “É através da inovação que vamos conseguir acompanhar as mudanças que estão acontecendo no mundo e entregar melhores serviços à sociedade”, disse Adalberto. O encontro contou, ainda, com a participação do Líder de Negócios para Governo da AWS, Umberto Filho.

DigiGov

Agora, o Estado se prepara para o DigiGov, workshop de dois dias sobre computação em nuvem para líderes governamentais e gestores de Tecnologia da Informação (TI). Conceitos de nuvem e infraestrutura global AWS, proposta de valor da nuvem AWS, princípios arquitetônicos básicos da nuvem AWS, segurança e conformidade e faturamento, gerenciamento de contas e modelos de preços estão entre os temas que serão debatidos no evento.