PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Nem 1 aluno fora da escola: Seduc promove campanha para a busca ativa de estudantes

14 de maio de 2021 - 17:28 # # # # #

Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, entre os dias 14 e 26 deste mês, a campanha “Busca ativa escolar – Nem 1 aluno fora da escola”, com o objetivo de disseminar estratégias para a permanência dos estudantes durante toda a educação básica. A programação ocorrerá de forma online e envolverá toda a rede pública estadual de ensino.

Na próxima quarta-feira (19), às 14h, será transmitida uma webinar especial a respeito do tema. E na segunda-feira da semana seguinte (dia 24), às 16h, haverá uma live de lançamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Ambas as conferências serão veiculadas no canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc no Youtube.

Dentro da programação, a data de 20 de maio foi escolhida como o “Dia D da Busca Ativa – Nem 1 Aluno Fora da Escola”. Nesta ocasião, cada unidade de ensino da rede estadual promoverá sua própria mobilização, pondo em prática de forma ainda mais dinâmica as diversas estratégias para assegurar a permanência de todos os estudantes.

A mobilização durante o período inclui ações e atividades, capilarizadas por todo o Estado, com a finalidade de encontrar alternativas para reverter quadros de infrequência e de abandono, além de abrandar os impactos da pandemia na aprendizagem.

Para tanto, a força-tarefa pretende focar nos estudantes com dificuldades de adesão ao ensino remoto/híbrido, incentivando-os à participação na rotina da escola, à integração, à empatia e à cooperação, tendo em vista a promoção da equidade no ensino.

O acompanhamento contínuo e constante da presença dos alunos nas atividades não presenciais faz parte das estratégias propostas. Da mesma forma, o envolvimento dos pais e responsáveis no engajamento dos jovens nos estudos.
Laços afetivos

A manutenção e o fortalecimento dos vínculos, tanto com os colegas, como com os professores e demais membros da comunidade escolar, é mais uma medida proposta para este objetivo. Assim, indica-se o uso de canais de comunicação direta, como telefone e redes sociais, como forma de evitar o distanciamento dos jovens.

A ação conta com o suporte de articuladores da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil da Seduc, presentes nas Regionais espalhadas por todo o Ceará, e tem também o apoio de estudantes gremistas e líderes de turma, além de professores e gestores escolares.