Capacitação orienta sobre atendimento em casos de uso e abuso de drogas

17 de maio de 2021 - 16:00 # # # # #

Ascom SPS

Com 440 agentes sociais capacitados em políticas públicas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, nos últimos seis meses, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) inicia novo ciclo de qualificações e promove mais três cursos de agentes sociais e fortalecimento da rede de apoio e atenção integrada à saúde mental de usuários.

As formações se destinam a profissionais da saúde, assistência social, educação, segurança pública, líderes comunitários, conselheiros estaduais e municipais e demais interessados. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 21 de maio, pelo site www.sps.ce.gov.br. As aulas serão à distância, pela plataforma Moodle.

Para a secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques, é importante fortalecer a rede intersetorial de cuidados às pessoas envolvidas com consumo de álcool e outras drogas. “Uma rede qualificada e integrada é que nos permite adotar os cuidados efetivos aos usuários”, destacou.

O ciclo de formação traz um curso específico sobre a Rede de Atenção e Integralidade do Cuidado na Política sobre Drogas; outro sobre Capacitação para Conselheiros Estaduais e municipais; além de formação sobre Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas, para pessoas atuantes em atividades de orientação à população e precaução sobre os riscos do consumo recorrente.

Os cursos abordarão diversas temáticas e estarão disponíveis, na íntegra, já a partir da inscrição. “A carga horária é de 40 horas, podendo o participante organizar, fazer a gestão do tempo e definir o próprio ritmo de estudos, conforme as unidades. Mas só poderá seguir para outro tema, se concluir a atividade avaliativa da unidade anterior”, orientou Raquel Marques.

CURSOS
Rede de Atenção e Integralidade do Cuidado na Política sobre Drogas
Inscrições: knil.xyz/cursospoliticassobredrogas
Modalidade EaD – 40h/a

Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas em diversos contextos
Inscrições: knil.xyz/cursospoliticassobredrogas
Modalidade EaD – 40h/a

Capacitação para conselheiros de políticas sobre drogas
Inscrições: knil.xyz/cursospoliticassobredrogas
Modalidade EaD – 40h/a