Caravana da Solidariedade do Hemoce facilita o deslocamento de doadores

17 de maio de 2021 - 11:26 # # # #

Emmanuel Denizard - Ascom Hemoce

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), recebe regularmente grupos de amigos e de instituições para doações de sangue coletivas. Nesses casos, o hemocentro conta com o programa Caravana da Solidariedade, que oferece o serviço de buscar e deixar os voluntários. Só neste ano, mais de 40 grupos com 512 candidatos à doação de sangue já compareceram às unidades do Hemoce.

O programa tem como objetivo incentivar o hábito de doar sangue entre grupos de voluntários, como de empresas, igrejas, ONGs e universidades, por exemplo. O Hemoce disponibiliza uma van para o serviço.

Por causa da pandemia da Covid-19, a viagem segue os protocolos de higienização e distanciamento social nos assentos do veículo. Durante o percurso de ida ao Hemoce, os candidatos recebem informações sobre doação de sangue e, na volta, os agradecimentos e informações de quando poderá doar novamente. Para participar, é necessário ter uma quantidade mínima de dez voluntários e agendar o horário do seu grupo entrando em contato com o setor de Captação de Doadores dos hemocentros.

A doação de sangue pode ser incentivada de várias maneiras, seja fazendo a doação ou mobilizando outras pessoas para realizar o gesto de solidariedade. Consciente do ato de cidadania, o jornalista Paulo Sérgio Damasceno já doou sete vezes no Hemoce e promove regularmente caravanas com sua comunidade e seguidores do seu blog. “Já realizei sete caravanas. O que mais me motiva a continuar é saber que estou ajudando a salvar vidas e mobilizando outras pessoas a salvar também. A ideia de participar e montar a caravana surgiu há três anos, vendo as campanhas desenvolvidas pelo Hemoce e, desde lá, mobilizo os voluntários pelo blog. Em média, são 15 pessoas que vêm a cada caravana”, destaca Paulo.

Neste ano, mais de 394 doações de sangue já foram recebidas pela caravana da solidariedade na sede do Hemoce em Fortaleza e nas unidades regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. “Além de promover a doação de sangue voluntária e altruísta, a Caravana da Solidariedade ajuda na fidelização e na manutenção do nosso estoque dentro da margem de segurança transfusional. Os grupos que organizam as caravanas mantêm a visita ao Hemoce pelo menos duas vezes por ano”, pontua Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

A coordenadora aproveita ainda para fazer um convite. “Queremos convidar a população cearense para viver essa experiência junto com a gente. Chama os familiares, amigos mais próximos e vem realizar esse gesto de solidariedade, esperamos por você!”.

Doe Sangue

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Para a doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal, disponível no site do Hemoce.

Monte sua turma e agende seu dia:

Hemoce Fortaleza

Telefone: (85) 3101-2300/ (85) 99681-7597 (WhatsApp)

E-mail: captação@hemoce.ce.gov.br

Hemoce Sobral

Telefone: (88) 3677-1512 (WhatsApp)

E-mail: captacao.hemoce.sobral@gmail.com

Hemoce Iguatu

Telefone: (88) 3581-9408 (WhatsApp)

E-mail: captacao.iguatu@gmail.com

Hemoce Quixadá

Telefone: (88) 98184-1564 (WhatsApp)

E-mail: captacao.quixada@hemoce.ce.gov.br

Hemoce Crato

Telefone: (88) 3102-1260 (WhatsApp)

E-mail: captacao.crato@hemoce.ce.gov.br

Hemoce Juazeiro do Norte

Telefone: (88) 3102.1170 (WhatsApp)

E-mail: captacao.juazeiro@hemoce.ce.gov.br