Sema realiza mais uma edição da Semana da Biodiversidade

17 de maio de 2021 - 14:47 # # # # #

Ascom Sema - Texto

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), realiza mais uma edição da Semana da Biodiversidade, nos dias 20, 21 e 22 de maio. Trazendo como tema central “Desafios das comunidades tradicionais e conservação da fauna e flora em unidades de conservação”, a programação do evento virtual é gratuita e pode ser acompanhada pelo YouTube da Sema.

Realizada anualmente com a finalidade de informar, sensibilizar e divulgar as ações em prol das áreas protegidas no Estado do Ceará, a semana é uma alusão ao Dia Internacional da Diversidade Biológica, celebrado no dia 22 de maio. “Vale salientar, também, que estamos no primeiro ano da Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030”, destaca Doris Silva,coordenadora da Cobio/SEMA.

“As ações de restauração de ecossistemas para a conservação da biodiversidade encontra nas Comunidades Tradicionais protetores dos recursos naturais, cuja relação com a natureza engloba aspectos culturais, sociais, ambientais e de sobrevivência harmônica com o meio ambiente”, destaca. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a degradação dos ecossistemas terrestres e marinhos compromete o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas em todo o planeta.

Para a realização da Semana da Biodiversidade 2021, a Sema conta com a parceria do Programa Cientista Chefe Sema/Semace, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), explanando sobre a participação do conhecimento tradicional nos Inventários da Fauna do Ceará e Inventário da Flora Cearense e quais as contribuições desses inventários para a sociedade.

Dia Internacional da Biodiversidade

O dia, criado no âmbito da ONU, em 22 de maio de 1992, “tem o intuito de conscientizar a população de todo o mundo a respeito da importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas”. A data é uma homenagem ao dia da aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, chamado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”.

Programação da Semana da Biodiversidade 2021

Abertura com a participação do Secretário Artur Bruno.

Dia: 20 de maio de 2021 (quinta-feira)
Hora: 9h
– Lançamento da série “A Minha Voz” com a apresentação do vídeo com o 1º Episódio – APA do Estuário do Rio Curu.
– Apresentação do Museu do Mar – Mundaú.
– Roda de Conservas com Comunidades Tradicionais com o objetivo de discutir a relevância das mesmas na proteção das Unidades de Conservação (UCs) Estaduais.
– Palestrantes: Antônio José do Nascimento, de Comunidade Tradicional Casa de Farinha – Parque Estadual do Cocó; Marcus Aurélio Irineu de Castro, da Associação Ambiental e Cultural de Mundaú (AACM) da APA do Estuário do Rio Mundaú.
– Moderadores: Gestora da UC APA do Estuário do Rio Curu, Ana Michele; e o Articulador de UCs Estaduais, Leonardo Borralho.

Mesa-redonda sobre a contribuição dos Inventários da Fauna e Flora na conservação

Dia: 21 de maio de 2021 (sexta-feira)
Hora: 9h
Palestrantes: Biólogo, Dr. Luciano Soares, Pós doutorando pelo Programa de Pós Doutorado para Jovens Doutores da FUNCAP e integrante da equipe técnica do Inventário da Flora Cearense (Programa Cientista-Chefe do Meio Ambiente); Bióloga, Patrícia Charvet, doutora em ciências biológicas, com ênfase em zoologia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integrante da Equipe Técnica do Inventário da Fauna do Ceará (Programa Cientista-Chefe do Meio Ambiente) e MSc Weber Girão, Coordenador da Lista de Aves do Inventário da Fauna do Ceará.

Moderadora: Coordenadora de Biodiversidade da SEMA, Doris Santos, MSc. Em Tecnologia e Gestão Ambiental.

Ações diversas nas redes sociais
Dia: 22 de maio de 2021 (sábado)