Corpo de Bombeiros resgata cachorro que caiu em cacimba em Itapipoca

18 de maio de 2021 - 17:08 # # # #

Ascom CMBCE

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na noite dessa segunda-feira (17), um cachorro que caiu em uma cacimba, na localidade Sítio do Meio, a 30 quilômetros do município de Itapipoca, pertencente à Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Ceará.

Os bombeiros militares foram acionados por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que recebeu o chamado do proprietário do sítio. De imediato, os bombeiros lotados na 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ª Cia/3º BBM), do Quartel de Itapipoca, se deslocaram até o endereço informado para prestar o socorro.

No local, a equipe constatou que o animal havia caído em uma cacimba de alvenaria, com cerca de 10 metros de profundidade. De acordo com o proprietário do sítio, o cachorro entrou no quintal e caiu na cacimba. O dono do local revelou que não sabia de quem era o animal.

“Para o resgate do cão, foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé, um conjunto de moitões, corda e mosquetões”, explicou o subtenente Antônio Araújo da Silva, comandante do socorro. O oficial informou que esse sistema permitiu a descida controlada do bombeiro, que usava um cinto paraquedista, e seu posterior içamento junto com o cão à terra firme.

Após o resgate, o proprietário do sítio informou, na ocasião, que iria adotar o animal, caso o dono não aparecesse para buscá-lo. O Corpo dos Bombeiros recomenda que, por prevenção, os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta.

Outros resgates

No ano de 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217.