Em pequenas porções, leite humano doado promove esperança para prematuros internados
19 de maio de 2021 - 10:04 #doação #Esperança #HGCC #leite materno #prematuros #Recuperação #Sesa
Wescley Jorge - Ascom do HGCC - Texto
Thiago Freitas - Foto Francisco Oliveira - Arte gráfica
O alimento doado reforça a esperança e a confiança no processo de recuperação dos prematuros
Leite materno doado, aprovado no processo de controle de qualidade, pasteurizado e encaminhado em potinhos, na quantidade exata. É assim que os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) recebem o leite humano para a alimentação. Com as doações, mais saúde e amor chegam até os pequenos, ajudando-os na recuperação.
No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o leite materno vai em pequenas porções para suprir a necessidade do prematuro. O líquido é enviado individualmente de acordo com a prescrição do médico e do nutricionista. O processo garante também o não desperdício, favorecendo mais bebês.
“O porcionamento é uma etapa, é um procedimento de grande significância em relação à alimentação do bebê internado em UTI. O bebê recebe uma quantidade específica de leite, não há nenhum excesso”, explica a coordenadora do Banco de Leite, Rejane Santana. Ela destaca que o envio em porções tem relação com o tamanho do bebê, a idade e a necessidade.
O leite humano é enviado individualmente de acordo com a prescrição do médico e do nutricionista. O processo garante também o não desperdício, favorecendo mais bebês
Doar leite é sinônimo de realização e felicidade para a administradora Francisca Vanessa Trigueiro, de 32 anos. Doadora desde o segundo mês após o nascimento da filha, ela se diz grata por poder contribuir. “É gratificante saber que posso ajudar. O leite materno faz a diferença”, reconhece.
O alimento doado reforça a esperança e a confiança no processo de recuperação dos prematuros. O envolvimento de toda uma equipe, passando por médicos, nutricionista, motorista, técnicas de enfermagem e enfermeiros, além das doadoras, demonstram a importância da doação de leite humano. No contexto de pandemia da Covid-19, a disponibilização para a doação ficou ainda mais essencial.
Dia Internacional de Doação de Leite Humano
Neste 19 de maio, comemora-se o Dia Internacional de Doação de Leite Humano. Neste ano, com o slogan Doação de Leite Humano: a Pandemia Trouxe Mudanças, Sua Doação Traz Esperança, a campanha reforça as iniciativas de promoção do aleitamento materno, bem como a importância da doação de leite humano.