Abertura da Semana da Biodiversidade ressalta importância das comunidades tradicionais para preservação das UCs

20 de maio de 2021 - 16:19 # # # #

Ascom Sema - Texto e Foto

Nesta quinta (20), a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) realizou a abertura da Semana de Biodiversidade de 2021. O evento ocorreu de forma virtual, transmitido pelo YouTube do órgão, conduzido pela coordenadora de Biodiversidade da SEMA, Dóris Santos, que lembrou que o tema deste ano são os “Desafios das comunidades tradicionais e preservação da fauna e flora em unidades de conservação”. Na oportunidade, o titular da Sema, Artur Bruno, informou que até o final do ano de vem o Estado ganhará novas 17 Unidades de Conservação, sendo 15 com planos de manejo. “Quando a Sema foi criada, em 2015, pelo governador Camilo Santana, só havia 24 UCs e nenhuma com plano de manejo”, ressaltou.

Na sequência, houve lançamento da série “A Minha Voz”, com a apresentação do vídeo com o 1º Episódio, sobre as populações tradicionais da APA do Estuário do Rio Curu, com o gestor ambiental Matheus Fernandes. Depois, uma visita virtual ao Museu do Mar, em Mundaú.

Em seguida, uma roda de conversas com representantes de Comunidades Tradicionais, com relatos sobre a relevância das mesmas na proteção das Unidades de Conservação (UCs) estaduais. Foram entrevistados Antônio José do Nascimento, da Comunidade Tradicional Casa de Farinha, do Parque Estadual do Cocó; e Marcus Aurélio Irineu de Castro, da Associação Ambiental e Cultural de Mundaú (AACM) da APA do Estuário do Rio Mundaú. A gestora da UC APA do Estuário do Rio Curu, Ana Michele; e o articulador de UCs Estaduais, Leonardo Borralho, conduziram os trabalhos.

A Semana da Biodiversidade é realizada anualmente com a finalidade de informar, sensibilizar e divulgar as ações em prol das áreas protegidas, no Estado do Ceará, a semana é uma alusão ao Dia Internacional da Diversidade Biológica, celebrado dia 22 de maio. Para a realização da Semana da Biodiversidade 2021, a Sema conta com a parceria do Programa Cientista Chefe Sema/Semace, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), explanando sobre a participação do conhecimento tradicional nos Inventários da Fauna do Ceará e Inventário da Flora Cearense e quais as contribuições desses inventários para a sociedade. A programação segue até sábado pelo YouTube (SemaSecretariadoMeioAmbiente).

Programação

Dia: 21 de maio de 2021 (sexta-feira), 9h

Mesa-redonda sobre a contribuição dos Inventários da Fauna e Flora na conservação

Palestrantes: Biólogo, Dr. Luciano Soares, Pós doutorando pelo Programa de Pós Doutorado para Jovens Doutores da Funcap e integrante da equipe técnica do Inventário da Flora Cearense (Programa Cientista-Chefe do Meio Ambiente); Bióloga, Patrícia Charvet, doutora em ciências biológicas, com ênfase em zoologia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integrante da Equipe Técnica do Inventário da Fauna do Ceará (Programa Cientista-Chefe do Meio Ambiente) e MSc Weber Girão, Coordenador da Lista de Aves do Inventário da Fauna do Ceará.

Moderadora: Coordenadora de Biodiversidade da Sema, Doris Santos, MSc. Em Tecnologia e Gestão Ambiental.

Dia: 22 de maio de 2021 (sábado)

Ações diversas nas redes sociais