Banco de Leite do HRN mobiliza sociedade para doação de leite humano

20 de maio de 2021 - 15:59 # # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN - Texto e Foto

Para suprir as necessidades dos bebês prematuros internados na Neonatologia do hospital, seria necessário coletar 40 litros mensais de leite materno

O leite materno é um alimento essencial para os bebês e traz inúmeros benefícios ao longo de toda a vida. Para fortalecer o aleitamento e a doação de leite humano, o Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará, promove anualmente a Semana de Doação de Leite Materno no mês de maio. Neste ano, o Banco de Leite Humano (BLH) do HRN promoveu blitze internas na quarta (19) e nesta quinta-feira (20) para estimular a doação e a divulgação dos serviços do BLH.

A campanha deste ano tem como mote o baixo estoque do HRN. Para suprir as necessidades dos bebês prematuros internados na Neonatologia do hospital, seria necessário coletar 40 litros mensais de leite materno. Atualmente, o banco está praticamente zerado. “Estamos em um estoque crítico e a demanda dos bebês só aumenta nesse período de pandemia, já que muitas mães têm sintomas gripais e não podem permanecer no serviço. Então, quem está amamentando e tem um excedente de leite materno, estamos precisando muito de doações”, sinaliza a coordenadora do Banco de Leite do HRN, Renata Karen Oliveira.

O leite recebido de doação é pasteurizado no Banco de Leite para que esteja apto a ser consumido por outros bebês. “Temos uma gama de bebês que nascem prematuros e que a mãe não consegue estar presente por diversos motivos, entre os quais o internamento em alguma unidade hospitalar, e a doação de leite se torna ainda mais importante porque é um gesto de vida e de amor”, ressalta Karen.

As futuras doadoras podem entrar em contato com o Banco de Leite pelo WhatsApp (88 8883-4079) para fazer um pré-cadastro. Os documentos devem ser enviados pelo canal e os exames rápidos são realizados na primeira visita domiciliar.

A doadora faz testes de sangue para identificar hepatites B e C, HIV e sífilis. Ela também recebe um ‘kit doadora’ com máscara, gorro, gases e frascos, além de orientação acerca de uma ordenha segura. As doações também podem ser agendadas para que a equipe do Banco de Leite busque os frascos na casa da doadora.

Serviço

Banco de Leite do HRN
Contato: (88) 3677-9467
WhatsApp: (88) 8883-4079