Cineteatro São Luiz celebra seis anos de reabertura com contação sobre sua história

20 de maio de 2021 - 15:57 # # # # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz -Texto
Guilherme Silva, Henrique Kardoso e Arquivo Pessoal - Fotos

A programação especial também traz três edições da faixa de programação “Relicário São Luiz”, com participação de Levi Jucá, Robledo Duarte e Fagner.

No dia 25 de maio de 2015 o São Luiz era reaberto pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) como Cineteatro. Nesses seis anos o equipamento se reinventou diversas vezes, transformando seus espaços em palcos que buscaram atender as variadas linguagens artísticas e sem esquecer sua vocação principal, o cinema. Para celebrar esta data com toda a segurança que o momento requer, o Cineteatro preparou uma programação que valoriza as diversas gerações que tiveram e as que ainda terão histórias com este espaço, que é um bem público e do povo cearense.

O Mundo Mágico de Luizinho

Às 17h desta terça-feira (25), Gorette Costa e o mascote do Cineteatro, Luizinho, contam os 63 anos de história do São Luiz, da fundação aos dias atuais. “O Mundo Mágico de Luizinho” embarca numa aventura em que quase tudo é possível. A programação destinada a todas as crianças, as de idade e as de espírito, integra a Visita Guiada e estreia um novo espaço no site do equipamento que contará, neste primeiro momento, com “Luizinhos” de colorir.

Gorette Costa é Contadora de histórias profissional, com um vasto repertório que vai desde os contos da Literatura tradicional oral ao que há de mais novo na Literatura escrita voltada para o público infantil. Graduada em Pedagogia e especialista em Educação pela UECE, Gorette tem um verdadeiro amor pela prática narrativa e pela infância, sendo uma pesquisadora da palavra, da oralidade e da sua importância para uma infância criativa e mais feliz.

Luizinho é mascote do Cineteatro, foi criado pela equipe de comunicação do equipamento no ano de 2017, primeiro em formato virtual para anunciar as programações infantis. Já em 2018, o personagem ganhou vida e passou a andar pelo Centro da Cidade de Fortaleza e a contar as histórias dos lugares onde passava. Atualmente, Luizinho aparece nas mídias sociais para apresentar programações ou dar dicas de cuidado e bem estar na pandemia. Além de estrear ao lado de Gorette na contação de histórias, pretende, nos próximos meses, fazer novas aparições nas mídias sociais do equipamento.

 

Relicário São Luiz

A faixa de programação “Relicário São Luiz” traz Levi Jucá, Robledo Duarte e Fagner. Os convidados abordam questões que perpassam suas experiências e de como elas se entrecruzaram, em determinado momento, com o Cineteatro São Luiz. As estreias ocorrem nos dias 25, 27 e 29 de maio, respectivamente, sempre às 18h.

Toda a programação é virtual e será disponibilizada através do site, canal de YouTube e Instagram do Cineteatro com acesso gratuito.

A primeira edição do Relicário São Luiz do mês traz uma conversa com Levi Jucá, que possui um trabalho consolidado como historiador e professor, sendo também agente de transformação social, educacional e ambiental no Maciço de Baturité, em particular na cidade de Pacoti, onde reside. Vale lembrar que Luiz Severiano Ribeiro, idealizador e construtor do Cineteatro São Luiz, também é natural daquela região do Estado, mais precisamente da cidade de Baturité. Levi Jucá é autor de um livro que conta a trajetória familiar de Luiz Severiano Ribeiro, patriarca do grupo, com aspectos que perpassam a própria história do cinema no Ceará e que encontra, no Cine São Luiz, o ponto alto de seu desenvolvimento. Levi Jucá é professor, historiador e escritor.

O segundo entrevistado do Relicário de maio, Robledo Duarte, é um respeitado arquiteto cearense, sendo também professor universitário e autor de obras representativas no cenário arquitetônico de Fortaleza, em especial reformas de espaços históricos como o Palácio da Abolição – sede do governo estadual – e o próprio Cineteatro São Luiz.

Raimundo Fagner é o terceiro convidado de maio do Relicário São Luiz. Artista reconhecido nacional e internacionalmente, é dono de uma experiência singular em relação ao Cineteatro São Luiz. Primeiro, foi um ávido frequentador do cinema em sua infância e juventude, depois como artista consagrado que lotou o equipamento em todos os eventos por ele protagonizados.

História

Em 2011, ostentando a condição de único remanescente de uma era de ouro dos cinemas de rua em Fortaleza, o Cinema São Luiz, após uma negociação que visava não só a preservação física, mas também a manutenção das atividades culturais, foi vendido pelo Grupo Severiano Ribeiro ao Governo do Estado do Ceará, que, através da Secretaria da Cultura, colocou em curso um minucioso e delicado projeto de restauração e reforma de sua arquitetura – para que nada fugisse do original -, além de reequipagem instrumental e readequação conceitual das ações.

Reinaugurado como Cineteatro São Luiz e com a capacidade de abrigar programações artísticas das mais variadas linguagens, a efetiva retomada de programação diária em novos formatos deu-se a partir do mês de maio de 2015.

O São Luiz perdura no tempo, reinventando-se no presente com sua proa navegando para o futuro, como diz Fabiano dos Santos Piúba, Secretário da Cultura do Estado do Ceará.

Serviço

Dia 25/05 (terça) – Data de reinauguração do São Luiz

17h [Contação de História] O Mundo Mágico de Luizinho, com Gorette Costa
Classificação: Livre
➜ Onde: no site www.cineteatrosaoluiz.com.br e canal de YouTube 

18h – [Relicário São Luiz] Levi Jucá
Classificação: Livre
➜ Onde: no site www.cineteatrosaoluiz.com.br, canal de YouTube e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

Dia 27/05 (quinta)

18h [Relicário São Luiz] Robledo Duarte
Classificação: Livre
➜ Onde: no site www.cineteatrosaoluiz.com.br, canal de YouTube  e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

Dia 29/05 (sábado)

18h [Relicário São Luiz] Fagner
Classificação: Livre
➜ Onde: no site www.cineteatrosaoluiz.com.br, canal de YouTube  e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro