Governo do Ceará entrega unidade de campanha com 40 novos leitos para Covid-19 em Aracoiaba

21 de maio de 2021 - 12:28 # # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Deisa Garcez e Helene Santos - Ascom Casa Civil - Fotos

A unidade já está pronta para receber pacientes

Nesta sexta-feira (21), o governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), estiveram no Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracoiaba, para entregar uma unidade de campanha com 40 novos leitos, sendo 30 enfermarias e 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Anexa ao Hospital, a unidade foi entregue pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura municipal, e vai atender exclusivamente pacientes com Covid-19 das cidades do Maciço do Baturité. Também estiveram presentes o prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo, o secretário municipal de Saúde, Valdson Freitas, e a diretora da unidade de campanha, Mariza Calixto Paz.

“Com esses 40 leitos, para vocês terem uma ideia, já vamos chegar a 5.186 leitos de enfermaria e UTIs em todo o Estado do Ceará para atender exclusivamente Covid. Só UTI são 1.347, quase 500 leitos a mais do que no pico da primeira onda no ano passado”, afirmou o governador, ressaltando que o Hospital e Maternidade Santa Isabel, que já era referência no atendimento à população, agora conta uma unidade de campanha bem equipada e moderna.

O prefeito de Aracoiaba destacou que a luta contra a Covid-19 precisa contar com a união de todos. “É mais um equipamento de saúde que vai proporcionar aos irmãos e irmãs do Maciço de Baturité ter uma estrutura de saúde nesse enfrentamento à Covid-19”, disse Thiago Campelo, agradecendo aos prefeitos e prefeitas das cidades da região e profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia do coronavírus.

O titular da Saúde, Dr. Cabeto, explicou que essa entrega faz parte das ações de regionalização da Saúde proposta pelo Governo do Estado e desenvolvida pela Sesa. “A importância da descentralização, colocando essas UTIs, levando atendimento onde as pessoas estão. Essa UTI, embora seja um anexo, tudo vai ser feito de forma que o Maciço de Baturité também disponha de uma estrutura de UTI para montar a complexidade das cirurgias. Neste momento, nós vamos atender Covid, dar segurança às pessoas para que elas não precisem ser transportadas às pressas, para que aumente a capacidade atendimento”.

Ações de Apoio às Famílias Cearenses

Na oportunidade, Camilo Santana lembrou que o Governo do Estado trabalha diariamente para garantir atendimento aos pacientes, acolher as famílias cearenses que estão em situação de vulnerabilidade social e fortalecer a economia. “Nós temos a ampliação do Cartão Mais Infância, que as mãezinhas de Aracoiaba e região também recebem. Ampliamos para 150 mil mãezinhas no Ceará que têm filhos de 0 a 6 anos. Estamos distribuindo Vale Gás em parceria com os municípios, pagando a conta de energia para quem consome até 100 kWh, a conta de água para quem consome até 10 metros cúbicos por mês. O auxílio financeiro para trabalhadores de bares, restaurantes e eventos, que foram setores bastante afetados nesta pandemia. Agora, também, está sendo concluído um cadastro para feirantes e ambulantes, para o auxílio Cesta Básica, para esses profissionais e mototaxistas e taxistas. Isso está sendo feito também pelos municípios cearenses. A expectativa é que 150 mil pessoas possam ser atendidas com essa ação. Nós disponibilizamos R$ 100 milhões para o Credi Ceará, uma nova linha de crédito para pequenos negócios”, detalhou o gestor.

O governador finalizou agradecendo aos profissionais de saúde. “Sempre a nossa gratidão a vocês que estão se dedicando, se doando. São verdadeiros heróis que, muitas vezes, estão dobrando os plantões, se esforçando para acolher, neste momento difícil de pandemia, nossos irmãos e irmãs cearenses. Eu sei que nós vamos passar. O nosso esforço enorme de trazer a vacina o mais rápido possível para a população, porque só com vacina nós vamos poder superar esse momento e voltar à normalidade. É o que todos nós queremos: nos abraçar, nos encontrar, voltar a viver como nós vivíamos normalmente antes com as pessoas que nós amamos e convivemos. Mas, até lá, sempre tenho dito que é importante as pessoas se prevenirem”, ressaltou Camilo Santana, defendendo o uso de máscaras e o distanciamento social.