Seduc lança ações do “Enem Chego Junto, Chego Bem 2021” nesta segunda-feira (24)

21 de maio de 2021 - 13:45 # # # # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lançará, nesta segunda-feira (24), às 16h, o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem 2021. A iniciativa é desenvolvida, desde 2012, com a finalidade de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação ocorre de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas. O evento de lançamento será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc (Coded/CED) no YouTube e contará com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela.

Também estarão presentes na cerimônia a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc, Jucineide Fernandes; a diretora da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Mário Alencar, Mayumi Lopes; a estudante Laura Batista, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Alda Ferrer Augusto Dutra; o estudante universitário Matheus Bezerra, egresso da Escola de Ensino Médio (EEM) Fenelon Rodrigues Pinheiro; a analista de projetos da Fundação Demócrito Rocha (FDR), Emanuela Fernandes; e o palestrante motivacional Dyego Feitosa. O coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 20, Roberto Araújo, será o mediador do diálogo.

A exemplo de 2020, devido à necessidade de manutenção do distanciamento social, a programação do Enem Chego Junto, Chego Bem será realizada de forma virtual. Um dos principais diferenciais em relação à edição anterior do projeto é a possibilidade de obtenção de certificado pela participação nas live aulas transmitidas por meio do canal da Coded/CED no Youtube. Para tanto, o estudante deverá fazer cadastro no Sistema de Inscrição e Certificação (SIC-CED), por intermédio do Portal Aluno Online, e registrar frequência para cada aula de que participar.

Caso o estudante não consiga acompanhar as aulas ao vivo, basta acessá-las no repositório de vídeos no canal, assisti-las e clicar no link do formulário de frequência. Ao fim do circuito Enem Mix 2021, o estudante será certificado com a carga horária validada pela frequência. Ao todo, serão 76 live aulas, além de 20 palestras relacionadas ao projeto “Ampliando Horizontes”, que podem conferir 96h de certificações aos participantes.

Parcerias

Haverá, ainda, a disponibilização de 300 aulas gravadas com os temas e as competências mais cobradas nos últimos 10 anos de Enem, disponibilizadas no canal da FDR no Youtube, na rádio CBN AM 1010 e nas emissoras de televisão Canal FDR, TV Ceará e TV Assembleia.

Outra novidade desta edição é a promoção de cursos de formação para professores da rede estadual, produzidos pela FDR. O Curso Sala de Aula Digital oferecerá 1.000 vagas e focará no desenvolvimento de habilidades de ensino e produção de conteúdo na Internet, com carga horária de 40h e certificação. Em outra via, o curso de Redação do Enem contará com exercícios e prática de correção de textos, com carga horária de 60h e certificação.

Ações

O Enem Chego Junto, Chego Bem é realizado em sete etapas ao longo do ano: documentação, isenção da taxa, inscrição, motivação, preparação, #Enemvou2dias e ingresso nas instituições de Ensino Superior.

A primeira consiste na articulação das escolas junto aos estudantes, no sentido de providenciar os documentos necessários para a isenção da taxa e a inscrição (CPF e RG). A segunda, diz respeito à mobilização da rede estadual com o objetivo de garantir que 100% dos estudantes solicitem e obtenham a isenção da taxa de inscrição. A terceira etapa busca dar apoio no processo de inscrição a todos os alunos aptos a fazer o Exame.

A etapa de motivação promove acompanhamento ao estudante durante o processo de escolha acerca da continuidade dos estudos após a conclusão do Ensino Médio, orientando no que for necessário. Durante a etapa da preparação, o projeto busca construir uma agenda qualificada para que o estudante receba subsídios para potencializar seus estudos, agregando conhecimento e fortalecendo a autoconfiança para um bom desempenho nas provas do Enem.

Na etapa #Enemvou2dias, os alunos são incentivados a participar dos dois dias de prova, com transporte e deslocamento garantidos, além de pontos de apoio para a distribuição de canetas, água e lanches. Após a publicação dos resultados do Enem, são lançados os editais referentes aos processos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste momento, os estudantes recebem o apoio necessário para inscreverem-se nos editais, configurando assim a última etapa do Enem Chego Junto, Chego Bem.

Acesse ao canal Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc, clicando aqui.