PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Antibióticos: quando e como usar da forma correta? Cartilha da Sesa orienta

24 de maio de 2021 - 16:07 # # # #

Ascom Sesa

Antibióticos são importantes aliados no tratamento de infecções causadas por bactérias. O seu uso de forma incorreta, no entanto, pode causar muitos problemas, como resistência bacteriana. Vale lembrar também que os antibióticos devem ser prescritos por profissionais de saúde e a venda só é possível com a apresentação da receita específica. Para esclarecer algumas dúvidas, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) lança cartilha sobre o tema.

O documento alerta para o uso indiscriminado de antibióticos, que ocorre quando são usados para tratar infecções que não são causados por bactérias, como viroses, resfriados ou gripes; quando são tomados na dose incorreta ou quando o tempo de tratamento é inadequado, geralmente porque a pessoa para de tomar quando os sintomas desaparecem.

O uso incorreto de antimicrobianos, como os antibióticos, pode causar a resistência microbiana, fenômeno onde os microrganismos desenvolvem a capacidade de se defenderem do efeito do medicamento, causando complicações à saúde do usuário. Isso ocorre, por exemplo, quando o paciente suspende o uso do antibiótico por considerar que não é mais necessário continuar o tratamento.

Veja mais detalhes na cartilha Uso Racional de Antibióticos