PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Mais Educação para o Sertão: novo campus da Faec/Uece em Crateús vai ampliar possibilidades de formação

24 de maio de 2021 - 13:47 # # # # # # # # #

Jóslen Barros Herbster - Ascom SOP - Texto

A estrutura física da Faculdade de Educação de Crateús (Faec), vinculada à Universidade Estadual do Ceará (Uece), passa por ampliação, com a construção de um novo campus. São R$ 11 milhões investidos pelo Governo do Estado para a obra, que está sendo monitorada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e a primeira etapa já está com uma execução de 45%.

“Será uma obra emblemática para a região, com novos cursos na Universidade. Esta primeira etapa é contemplada com blocos de sala de aula, bloco administrativo, restaurante, biblioteca, entre outras coisas. São, em média, quatro mil metros quadrados, neste momento”, destaca o superintendente adjunto de Edificações da SOP, Celso Lelis. Na parte interna do prédio, os trabalhos se concentram nas alvenarias e instalações elétricas e hidrossanitárias; na área externa já foram instalados gradil e guarita na frente do novo campus.

Nesta primeira fase, a nova unidade de ensino receberá os cursos já existentes na Faec: licenciatura em Ciências Biológicas, História, Pedagogia e Química, além de dois cursos EaD, Geografia e Ciências Contábeis.

“A Faec de Crateús completou em abril 38 anos de existência. Ela faz parte da política de interiorização da Uece no Estado. A data está sendo marcada com uma expectativa enorme, pois com as obras do novo campus trarão um momento de expansão e de crescimento da universidade no interior do Estado, com um grande equipamento público”, ressalta o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.

Perspectiva

Em uma segunda etapa, ocorrerá o aumento da oferta de cursos, podendo chegar a 14 licenciaturas: Geografia, História, Pedagogia, Letras (Português, Inglês e Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, Educação Física, Sociologia, Filosofia, Música e Artes (Artes Visuais, Dança e Teatro). O espaço também será expandido com prefeitura, auditório, bloco de laboratórios, mais salas de aula, centro de convivência, ginásio e salas de coordenações e professores.

Quando pronto, o complexo somará cerca de 14 mil metros quadrados (m²) de área edificada, apresentando uma estrutura moderna e confortável para atender os estudantes da região que buscam uma formação acadêmica e profissional de qualidade.

 

Ouça

Sobre nova a estrutura que está sendo erguida no Campus de Crateús, fala o superintendente adjunto da SOP, Celso Lelis.

O reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, destaca a importância da Faculdade de Educação de Crateús integra a política de interiorização do ensino universitário e que está recebendo um investimento histórico.

O reitor Hidelbrando Soares destaca ainda que a segunda etapa do projeto do Campus da Faec de Crateús vai iniciar o processo de licitação.