Busca ativa: diretores de turma apostam no atendimento individualizado aos alunos

26 de maio de 2021 - 11:05 # # # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto

Os professores da rede pública estadual cearense que atuam como diretores de turma cumprem papel fundamental na manutenção dos vínculos entre os estudantes e as escolas. Em tempos de distanciamento social, estes educadores têm sido responsáveis por ações significativas no que diz respeito à permanência dos alunos, e também, no combate ao abandono. Entre as várias estratégias utilizadas pelos profissionais, talvez uma das mais efetivas seja o atendimento individualizado dos estudantes, de forma que cada um se sinta contemplado em suas necessidades, tanto em aspectos cognitivos, como socioemocionais.

Francisco Gildazio Fernandes é professor de Matemática na Escola de Ensino Médio (EEM) Coelho Mascarenhas, em Novo Oriente, desde 2008. Em 2012, passou a ser também diretor de turma. Com a chegada da pandemia, no ano passado, Gildazio precisou adaptar uma série de rotinas para poder dar sequência ao processo de ensino e aprendizagem junto aos estudantes. Mas, o principal aspecto que o professor buscou reforçar com os jovens foi a afetividade.

“Foram necessárias diversas ações pedagógicas para manter o aluno na escola. Uma das que fizeram parte da minha prática foi a aproximação com os alunos, conhecendo a realidade deles e procurando sempre manter o diálogo, de forma a motivá-los para os estudos. Considero o diretor de turma um professor que, além de lecionar a sua disciplina específica, também exerce a função de um tipo de padrinho, que se encarrega da aproximação entre alunos, professores e demais segmentos da comunidade escolar, permitindo assim a desmassificação do ensino”, aponta.

Entre os alunos que saem da escola sem terem concluído a educação básica, Gildazio observa que a principal causa tem sido a necessidade de conseguir recursos para garantir o sustento da família. “A maioria sai de casa muito cedo para trabalhar fora, buscar melhores condições de vida e ajudar os pais. Ao ir ao resgate desses alunos, sempre temos retornos positivos, pois somos bem recebidos tanto por eles como pelos pais. O diálogo que temos é de motivação e explicamos que a escola é flexível na realização das atividades. Assim, os pais se comprometem a acompanhar mais de perto o aluno, garantindo o seu retorno às aulas”, esclarece.

Aulas dinâmicas

O professor Miguel Verino, que leciona a disciplina de Geografia na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Aloysio Barros Leal, em Fortaleza, atua como diretor de turma há quatro anos. A diversificação dos recursos e a utilização das redes sociais são exemplos de artifícios que o educador diz utilizar para tornar as aulas mais atrativas e, assim, garantir a participação dos estudantes.

“Mostramos ao aluno que as aulas online podem ser boas. Aproveitamos a possibilidade de usar slides e vídeos, além das redes sociais, com a proposição de jogos de perguntas rápidas, em que o aluno responde diretamente na postagem”, indica.

Por outro lado, Miguel acredita que um fator primordial para que o jovem se sinta motivado a permanecer na escola seja a atenção que recebe da instituição.

“Precisamos mostrar a importância que o estudante tem para a escola, que ele não é só mais um. Quando o professor está atento ao que o aluno demanda, ele se sente importante e vai querer continuar. Nossa escola faz uma busca ativa muito forte, a partir do acompanhamento diário da frequência nas aulas virtuais. Quando percebemos a ausência do aluno, ligamos para ele e para os pais e incentivamos o retorno, a partir de uma conversa aberta. Entendemos as situações de cada um. Os resultados têm sido muito bons. Depois de retornar, eles se mostram mais interessados pelas aulas, ficam integrados e perguntam o tempo inteiro”, ressalta.

Miguel também enaltece o valor da parceria entre os diretores de turma e a gestão escolar, para que o trabalho resulte em bons frutos. “Sem uma participação efetiva da gestão da escola e da secretaria, não teríamos êxito. O papel do Diretor de Turma é fundamental. Os alunos confiam na gente, recorrem a nós e conseguimos entender mais o mundo deles. Mas, a gestão precisa ser ativa. E isso acontece na nossa escola”, salienta.