Íris estreia projeto Dialoga Simples Ceará para debater uma nova cultura de linguagem no setor público

26 de maio de 2021 - 11:54 # # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris - Texto

O primeiro encontro será sobre Design Centrado no Humano, com o designer Marcelo Valença, na quinta-feira, 27 de maio

Fomentar a reflexão sobre uma nova cultura de linguagem no setor público é a proposta do projeto Dialoga Simples, uma iniciativa do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Na programação, debates ao vivo com convidados sobre temas ligados à técnica da Linguagem Simples. Os encontros serão mensais, pelo Instagram do Íris — @irislabgov.

O projeto tem como foco inovações em linguagem e comunicação. Visa agregar conhecimentos e criar um repositório de conteúdos sobre esses temas. Conforme destaca a coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, Isabel Ferreira Lima, o Dialoga Simples traz “o que está na vanguarda de temas ligados à linguagem, ao design e à comunicação. Isso ajuda a construir e amadurecer uma nova cultura de linguagem no setor público”.

Entre os temas que serão debatidos nos encontros estão Ciência Cognitiva e Psicolinguística; Design; Comunicação Pública; Letramento em Saúde; Controle Social e Transparência; Direito Visual; UX Writing; e Inclusão e Acessibilidade. Tudo isso dentro do contexto de transformação de um mundo analógico para um mundo cada vez mais digital.

Dialoga Simples — 1ª edição

Dialoga Simples é um projeto do Programa Linguagem Simples Ceará. O primeiro encontro será sobre “Design Centrado no Humano”, dia 27 de maio, quinta-feira, às 16h, com o designer Marcelo Valença. A mediação será feita por Angélica Freitas, designer do Íris. Marcelo irá falar sobre o conceito do design centrado no humano e pontos de relação desse tema com a Linguagem Simples.

Sobre Marcelo Valença

Designer e artista multifacetado. Graduado pela Belas Artes, de São Paulo, é cofundador da Rede Futurar e designer da Flutter Innovation. Marcelo acredita na força das ações coletivas para a construção de um futuro genuinamente melhor e usa a experiência em design, educação, literatura e música para colaborar em iniciativas de desenvolvimento humano e social, em temas como educação, saúde, alimentação, vulnerabilidade e cultura.

Serviço

Data: 27 de maio
Horário: 16h
Local: ao vivo pelo Instagram @irislabgov