Corpo de Bombeiros do Ceará resgata operário que caiu em vala em Aquiraz

27 de maio de 2021 - 16:18 # # # # # #

Ascom CMBCE - Texto e Fotos


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou o resgate de um operário que caiu em uma vala no município de Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. O acidente ocorreu no canteiro de uma obra após escavações de um poço, na tarde dessa quarta-feira (26), no distrito de Patacas, próximo ao quilômetro 35 da rodovia CE 040. A vítima, um homem de 62 anos, foi imobilizada pela guarnição de salvamento e conduzida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), consciente e orientada, para uma unidade hospitalar em Fortaleza.

Para o resgate foram acionadas duas equipes de bombeiros militares, uma de busca e salvamento e outra de atendimento pré-hospitalar. De imediato, os oficiais orientaram que a vítima deveria permanecer imóvel no local, considerando que acidentes desse tipo podem ocorrer com suspeita de lesão na coluna cervical. O homem permaneceu na mesma posição da queda até a chegada de socorro especializado, que conduziu as manobras necessárias, com equipamentos apropriados para transportá-lo com segurança.

Os bombeiros militares utilizaram para o salvamento terrestre uma prancha, colar cervical e outros itens necessários para garantir apoio e segurança à vítima. “Um dos funcionários da obra caiu em um local que estava sendo cavado. Na queda, o operário se machucou e não conseguiu voltar à superfície por sentir fortes dores na região cervical. Tivemos muito cuidado na retirada da vítima para garantir total segurança durante o salvamento”, explicou José Airton Gonçalves, subtenente da CBMCE, que estava no resgate.

Orientação

A orientação do Corpo de Bombeiros em casos como esse é que a população ligue para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) por meio do telefone 193 para acionar imediatamente o CBMCE da região e o salvamento ocorra de maneira segura.