PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Porto do Pecém dobra exportação de mármore e granito nos cinco primeiros meses de 2021

27 de maio de 2021 - 14:16 # # # # # #

Celso Tomaz - Ascom Complexo do Pecém - Texto e Fotos

Mais de 20 mil toneladas de rochas ornamentais foram embarcadas para a Europa entre janeiro e maio desse ano

O navio Maestro Diamond foi a última embarcação a carregar rochas ornamentais nesse mês de maio no Porto do Pecém. Foram embarcadas 9.048,210 toneladas de blocos de mármore e granito, a maior quantidade de rochas ornamentais embarcadas em um único navio nos últimos cinco anos dessas operações no terminal portuário do Pecém.

A embarcação, especialmente enviada para essa operação, desatracou do berço 9 do terminal de múltiplas utilidades (TMUT) do Porto do Pecém e já está a caminho do porto de Marina di Carrara, na Itália, onde deverá chegar no início do próximo mês. Esse foi o terceiro e último embarque de rochas ornamentais realizado nos cinco primeiros meses de 2021. E todos tiveram como destino o continente europeu.

Movimentação de Rochas Ornamentais no Porto do Pecém

2020 (janeiro a maio):

402 blocos de mármore e granito = 10.842,506 toneladas

2021 (janeiro a maio):

807 blocos de mármore e granito = 22.325.680 toneladas

“A explicação para esse crescimento está no reaquecimento da economia e no fato de que o embarque de rochas ornamentais é uma das muitas especialidades do Porto do Pecém, pois nossa privilegiada localização geográfica permite que mineradoras do Ceará e de estados vizinhos possam embarcar rapidamente todo esse mármore e granito direto para a Europa”, enfatiza Danilo Serpa – Presidente do Complexo do Pecém.

As operações de rochas ornamentais são executadas pela Tecer Terminais, prestadora de serviço operacional (PSO) credenciada para operar no Porto do Pecém.

“As mineradoras daqui do Nordeste, até alguns anos atrás, precisavam enviar através do modal rodoviário toda essa carga para o Espírito Santo. E de lá é que era realizada a exportação para a Europa. Agora, o Complexo do Pecém facilita essa logística e a carga sai direto do Ceará para o mercado europeu”, complementa Carlos Alberto Alves, gerente comercial da Tecer Terminais.