É falsa postagem que liga suspensão temporária de abastecimento na RMF pela Cagece a existência de suposto cadáver em reservatório

31 de maio de 2021 - 11:01 # # #

São falsos vídeo e mensagem de texto compartilhados em grupos de WhatsApp e outras redes sociais que apontam ser da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) uma aparente estação de tratamento de água com a presença de suposto cadáver em um reservatório. O registro não foi feito em nenhuma instalação da companhia e não tem relação com qualquer interrupção temporária de abastecimento realizada pela empresa.

O serviço iniciado no dia 27 de maio de 2021 pela Cagece consistiu na realização de melhorias na Estação de Tratamento Gavião e em tubulações de grande diâmetro que atendem os municípios de Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Pacatuba, além de parte de Caucaia e de Itaitinga.

O abastecimento foi temporariamente paralisado nesses locais devido à complexidade dos trabalhos na rede de água, de forma a evitar desperdícios e garantir a segurança da operação. Os serviços, que começaram às 6 horas do dia 27 de maio de 2021, foram concluídos na madrugada seguinte, de 28 de maio (sexta-feira). Ou seja, antes do horário previsto para o término. O abastecimento foi imediatamente normalizado nas áreas da Região Metropolitana de Fortaleza afetadas pela intervenção.

A companhia esclarece que o sistema está em fase de equilíbrio e como funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e gradativamente nas áreas mais elevadas. O equilíbrio total do sistema ocorrerá em até 48h após a conclusão dos trabalhos, ou seja, até dia 30 de maio.

O serviço concluído trata-se de injetamento de adutora de aço, com diâmetro de 1600mm, que foi incorporada ao sistema existente. Além disso, também foi realizada uma manutenção preventiva e corretiva nos sistemas de uma das principais estações de tratamento da Cagece, localizada no município de Pacatuba. Ambos os serviços contribuirão para otimização e reforço do abastecimento, bem como flexibilização operacional do sistema.

Veja vídeo do serviço executado pela Cagece nessa data: