Trecho do Parque do Cocó na Raul Barbosa contará com mais equipamentos de esporte e lazer para a população de Fortaleza

31 de maio de 2021 - 17:41 # # # #

Airton Lima Jr. - Ascom SOP - Texto e Foto

A implantação do Polo de Lazer do Tauape, parte integrante da urbanização e revitalização do Parque do Cocó, ultrapassou metade das obras executadas, com cerca de 66% de apronto. São R$ 3,7 milhões de investimentos estaduais para o polo, aplicados através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A execução do projeto conta com interveniência técnica da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

O Polo de Lazer é formado pela Praça Tauape e equipamentos conexos, abrangendo uma área de aproximadamente 7.300 metros quadrados (m²). Seguindo o projeto da urbanização, estão sendo implantados sala de administração, estacionamento, bicicletário, vestiários, quadra poliesportiva de areia, areninha com grama sintética, pista de skate, parque infantil, aparelhos de ginástica, além de espaços arborizados e trilhas orientadas.

No momento, as equipes de construção trabalham na infraestrutura elétrica para fornecimento da iluminação pública no local, inclusive já com postes instalados. Além disso, parte da pavimentação da praça e estacionamento está sendo realizada. Alambrados e muretas da areninha também já foram instalados e agora o campo aguarda a instalação da grama sintética.

Considerada marco visual na paisagem ao redor da avenida Raul Barbosa, a chaminé de cerâmica da antiga fábrica de óleo que dá lugar ao Polo de Lazer do Cocó foi preservada de demolição, conforme projeto desenvolvido pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) para a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). “O Polo do Tauape é mais um espaço aberto urbanizado integrado ao Parque do Cocó, o que representa um ganho enorme para a Cidade, pois transforma construções antes abandonadas em novas opções de lazer para a população”, afirma a diretora de Projetos de Edificações da SOP, Aline Cordeiro. 

Está em licitação uma passarela sobre a Avenida Raul Barbosa, ligando a Praça Tauape à comunidade do bairro, o que facilitará a travessia dos moradores. Em novembro de 2020, em outro trecho da avenida, foi inaugurado o novo Complexo de Lazer da Raul Barbosa. Com investimento de R$ 1.784.830,62, a requalificação incluiu academia ao ar livre, brinquedopraça, areninha, quadra de areia, quadra poliesportiva e pista de skate.

A previsão é que o Polo de Lazer do Tauape seja entregue no fim deste ano.