SEP85 e KL Jay conversam sobre o primeiro EP do grupo, “Do Dialeto ao dia Lento”, nesta quarta (2)

1 de junho de 2021 - 15:33 # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes

O disco do SEP85 (Subconsciente em Pauta) foi produzido inteiramente no Laboratório de Música do Porto Iracema e será tema de live durante a Mostra de Artes da Escola. Conversa com o tutor acontece às 16h no Youtube

Com letras fortes, carregadas de críticas sociais e denúncias, o grupo SEP85 (Subconsciente em Pauta) conversa sobre o primeiro EP “Do Dialeto ao dia Lento” nesta quarta-feira ( 2), ao lado do tutor da banda, KL Jay, produtor, compositor e DJ integrante dos Racionais MC’s. O encontro é totalmente online e integra a 8° edição da Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI). A live acontece às 16h com transmissão pelo Youtube da escola.

O grupo SEP 85 é formado pelos rappers BigLeo, que também é artista visual, Caio Plock e Zé Lucas (Catatau). A banda desenvolveu seu projeto “Do Dialeto ao dia Lento” com orientação de KL Jay durante a edição 2020-21 do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes, onde foi completamente produzido e finalizado. Ainda não há data certa para o lançamento do álbum, mas a previsão é que seja nos próximos meses.

Esse primeiro trabalho traduz as dificuldades de artistas que produzem sua arte no chamado “Pirulito” (Pirambú e Carlito Pamplona, periferia de Fortaleza). O Subconsciente em Pauta existe há três anos. Durante esse tempo, o trio já havia escrito letras suficientes para compor um álbum, faltando apenas a oportunidade para o lançamento, o que aconteceu no Porto Iracema: ”Tínhamos essa ideia de gravar e surgiu a oportunidade no Laboratório de Música. Lá tivemos um amparo de profissionalismo, qualidade técnica”, conta Zé Lucas (Catatau).

Ainda conforme o artista, o disco questiona as realidades de crianças, adolescentes e jovens de periferias brasileiras que enfrentam, em alguns momentos, um contexto de violência, falta de acesso a direitos básicos, entre outros problemas. ”O disco é uma reciclagem da nossa realidade. Fala de cadeia, liberdade, educação, violência, paz”, arremata Zé Lucas.

O trabalho é bastante diverso, trazendo gêneros como trap, boombap e outras técnicas musicais. O título ”Do Dialeto ao dia Lento” é uma referência ao tempo, ”de juntar o novo com o velho”, complementa Catatau. Artistas como Sérgio Vaz, poeta e escritor, o político e ativista Carlos Marighella e até mesmo a Capoeira são algumas referências utilizadas pela banda.

Ídolo que virou tutor

É claro que o grupo Racionais MC’s é uma grande inspiração para a banda. Ter o KL Jay como o tutor do EP foi, como conta BigLeo, uma grande surpresa. ”Demorou um pouco para a ficha cair, porque o KL Jay é uma referência nossa, um dos pais do Hip Hop nacional, construiu toda a história para estarmos aqui hoje”. Ter uma orientação de KL Jay logo no primeiro trabalho é gratificante, nas palavras do integrante da SEP85. ”É saber que as letras estão em boas mãos. Ele entende a visão que a gente quer passar. Ele faz jus ao nome que tem. Deu mais vida ao projeto”, conclui.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) , sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: SEP85 e KL Jay conversam sobre o primeiro EP do grupo, “Do Dialeto ao dia Lento”, nesta quarta, 2 de junho
Quando: 02 de junho, quarta-feira, às 16h
Onde: Canal do Youtube do Porto Iracema, gratuito e com acessibilidade em Libras