SPS doa bonecos articulados para cursos de primeiros socorros do SAMU Fortaleza
1 de junho de 2021 - 17:23 #curso de primeiros socorros #cursos de primeiros socorros #doação de bonecos articulados #primeiros socorros #SAMU Fortaleza #saúde #Sesa #SPS
Camille Soares - Ascom SPS - Texto e Fotos
A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) entregou, na manhã desta terça-feira, 1º de junho, 14 manequins de PVC articulados, de crianças e bebês, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Fortaleza. Os bonecos são utilizados em cursos de educação de primeiros socorros para professores das redes estadual e municipal de ensino e de pessoas da comunidade. A ação é executada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência.
Os manequins foram adquiridos por meio do projeto Ceará Acessível. “A doação é fruto da ação articulada da SPS com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Copid, para o fortalecimento de ações de capacitação de professores e técnicos em Educação do Estado, em ações emergenciais de saúde nas escolas”, destaca a coordenadora, Vyna Leite. A coordenadora acrescenta que a Copid pretende ainda capacitar professores de Libras e pessoas com deficiências visuais e auditivas.
O infectologista e coordenador do Samu Fortaleza, Lino Alexandre, explica que os bonecos são adotados em treinamentos para identificação de obstrução das vias aéreas por corpo estranho, muito recorrentes em bebês. E também em cursos sobre procedimentos emergenciais em casos de desmaios, paradas respiratórias e até infartos do miocárdio.
“Essas são intercorrências de saúde registradas em casa, nas escolas, no ambiente de trabalho e na comunidade, e que podem ser rapidamente identificadas, por quem já participou de cursos de primeiros socorros. E que, com apoio do Samu, ou até mesmo sozinhas, podem prestar um atendimento emergencial e obter boa resolutividade, dependendo do grau de treinamento, que tiverem”, destacou Lino Alexandre.