Corpo de Bombeiros do Ceará realiza solenidade para a formatura de 49 novos oficiais

2 de junho de 2021 - 11:21 # # # #

Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, nesta terça-feira (1º), a solenidade de formatura do curso de formação profissional para a carreira de oficiais da corporação. Foram promovidos a oficiais 49 bombeiros da turma “Operação Edifício Andrea”, em cerimônia com a participação do secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e do coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque. Junto com os 33 oficiais nomeados na primeira turma do mesmo concurso, esta é a maior turma de oficiais já formada na história do Corpo de Bombeiros do Ceará, com 82 novos tenentes.

O secretário da SSPDS, Sandro Caron, reafirmou a importância do trabalho realizado por esses profissionais ao dirigir sua palavra para os novos tenentes. “O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará é uma referência, é uma das instituições de maior credibilidade nesse Estado, justamente pela missão que carrega. Existe algo mais nobre para todos nós e para toda a sociedade do que salvar vidas? E salvar vidas é o que o CBMCE faz todos os dias.”

A cerimônia de formatura dos oficiais foi realizada no fim da tarde desta terça-feira, quando os profissionais, ao serem promovidos ao posto de 1º tenente, participaram do ato em que foi proferido o compromisso de honra da corporação. A solenidade para a formatura dos oficiais Neo Tenentes ocorreu no Quartel Central do CBMCE e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da corporação. A transmissão possibilitou que familiares e amigos dos bombeiros acompanhassem o evento, em respeito às medidas de prevenção contra a pandemia do coronavírus (Covid-19).

O comandante geral do CBMCE, coronel Ronaldo Roque, destacou a dedicação dos novos oficiais acolhidos pelo Corpo de Bombeiros e ressaltou a importância dos investimentos humanos e da valorização dos servidores pelo Governo do Estado. “O ingresso dos profissionais é a união de dois sonhos importantes: o sonho de cada um de seguir a carreira militar e o sonho organizacional, que é mais um grupo de Neo Tenentes”, afirmou.

O ato solene concluiu a formação de 49 novos profissionais, que passaram a integrar o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, o que representa a maior turma de oficiais já formada pela corporação. Além do investimento humano destacado na cerimônia, o CBMCE conta hoje com um moderno aparato tecnológico.

O nome da turma, “Operação Edifício Andrea”, refere-se ao trabalho realizado pelos profissionais do Corpo de Bombeiros no resgate às vítimas do desabamento do Edifício Andrea, ocorrido em outubro de 2019. “Fica evidente que os senhores absorveram exatamente o espírito do CBMCE. Os senhores escolheram para simbolizar essa turma justamente um dos episódios mais marcantes dessa instituição”, afirmou o secretário Sandro.

O encerramento da solenidade ocorreu com o tradicional “batismo” da turma e a apresentação dos Neo Tenentes ao comandante geral da CBMCE na área externa do Quartel Central.