Modelo de operação no Brasil, ZPE Ceará recebe visita de executivos do Piauí

2 de junho de 2021 - 11:04 # # #

Áquila Leite - Ascom Complexo do Pecém

Única Zona de Processamento de Exportação atualmente em operação no Brasil, a ZPE Ceará, que faz parte do Complexo do Pecém, recebeu nesta terça-feira (1°), uma visita técnica de representantes da ZPE Parnaíba, que está em processo de implantação para iniciar suas atividades no estado do Piauí.

A comitiva, composta pelo presidente da ZPE Parnaíba, Victor Almeida, e a assessora de Meio Ambiente da Investe Piauí, Maria Cristina de Araújo, foi recepcionada pela diretoria da ZPE Ceará e conheceu as instalações da empresa, incluindo as obras do Setor 2, que serão concluídas neste semestre.

Por ser a primeira Zona de Processamento de Exportação a entrar em funcionamento no Brasil, a ZPE Ceará é vista como um modelo de operação para representantes de outros municípios e estados do País. “Compartilhar nossa experiência e estabelecer essa relação com outras ZPEs é importante, pois assim vamos fortalecer o regime no país, que é o interesse de todos”, diz o presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves, que também recepcionou a comitiva.

Durante a ocasião, o presidente da ZPE Parnaíba fez questão de destacar que há o interesse em utilizar o SICA (Sistema Integrado de Controle Aduaneiro), sistema de acesso à área de movimentação de mercadorias utilizado e criado pela ZPE Ceará, para viabilizar ainda mais o projeto da ZPE piauiense.

“Conhecer a dinâmica de funcionamento da ZPE Ceará foi fundamental e vai nos auxiliar a realizar os ajustes finais do processo de implantação de nossa ZPE”, conclui Victor Almeida, também presidente da Investe Piauí, criada nos moldes da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece).