Ceará Sustentável: importância do ecossistema é reforçada em ações do Mais Infância Ceará

4 de junho de 2021 - 15:35 # # # # # # # #

Wiarlen Ribeiro - Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Texto
Ariel Gomes - Ascom Casa Civil - Fotos

O cuidado e o contato com a natureza na infância são fatores importantes para um desenvolvimento infantil saudável. No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste sábado (5), o Programa Mais Infância Ceará reforça como essa ligação possibilita o brincar, o estímulo à criatividade e melhora marcos importantes para uma infância saudável, como a memória, imunidade, sociabilidade, sono, capacidade física e de aprendizado, contribuindo significativamente para o bem-estar integral das crianças e jovens. Uma das ações do programa realiza a doação e a plantação de mudas arbóreas, frutíferas e ornamentais nativas de cada região do Estado, nos municípios cearenses.

Até o momento, já foram realizadas a plantação de 2.500 mudas e outras 2 mil doações de árvores à população em 46 espaços públicos implantados pelo Programa Mais Infância Ceará, entre Centros de Educação Infantil, Praças Mais Infância e Brinquedopraças. Realizada por meninos e meninas com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a iniciativa tem o intuito de despertar a importância do ecossistema no planeta, garantir o espaço mais agradável e estimular o desenvolvimento sustentável.

“Esse cuidado com o meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós e incluir a infância nesse processo é fundamental na preservação da natureza. Com a ação, estamos proporcionando espaços mais saudáveis e sustentáveis, que irão trazer benefícios futuros para a própria população cearense, já que temos a preocupação de semear as espécies de cada região. É uma alegria ver a contribuição das crianças na melhoria da qualidade de vida de muitas famílias”, destaca a primeira-dama Onélia Santana.

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, frisa que as mudas são produzidas nas Unidades de Conservação estaduais. “Essa parceria é muito importante e os equipamentos levam qualidade de vida às famílias, sobretudo aquelas de baixa renda, que não têm muitas alternativas de lazer e diversão”, aponta.