Cagece instala nova estação elevatória de água em Acopiara

7 de junho de 2021 - 16:53 # # # #

Ascom Cagece

Está em operação a nova estação elevatória de água instalada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em Acopiara. O equipamento integra o sistema de tratamento da companhia e foi projetado e instalado com o objetivo de otimizar o abastecimento e dar maior eficiência no processo rotineiro de manutenção. A obra recebeu investimento da ordem de R$400 mil oriundos de recursos próprios da companhia.

A nova estação permitirá que haja maior continuidade no abastecimento, já que não será necessário suspender o abastecimento para realizar as manutenções nos reservatórios. Além disso, a obra aumenta a eficiência na produção de água, reduzindo em 40% o volume necessário para lavagem de filtros, que é procedimento padrão e realizado periodicamente em toda a companhia. Também há uma redução no tempo deste trabalho de manutenção dos filtros, passando de quatro horas para 50 minutos.

A obra significa ainda mais qualidade na água distribuída para a população, conforme explica Arilete Maia, coordenadora de operações industriais da Cagece na região. “Esse serviço permite ainda melhoria da qualidade da água distribuída, pois com o aumento da eficiência da lavagem dos filtros, aumenta também a eficiência de tratamento e consequentemente a melhoria na qualidade da água distribuída”.

Os trabalhos envolveram a dedicação de uma grande equipe e diferentes áreas da companhia. “Foi uma obra de grande porte, desde o projeto e desenho técnico à parte estrutural, como montagem do conjunto de tubulações, quadros de comandos, toda a parte eletromecânica e hidráulica. Perfuramos um reservatório do tipo semienterrado da estação para interligar as tubulações e possibilitar a retirada de água. Obra de grande complexidade que só foi possível com o empenho de todas as equipes envolvidas, técnicos, mecânicos, supervisores, além do apoio da coordenação de expansão da unidade regional”, acrescenta.