Iniciada nova etapa de obras para o Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará

7 de junho de 2021 - 13:39 # # # # # #

Airton Lima Jr - Ascom SOP - Texto
Élder Ferreira - Fotos

Em execução desde janeiro, as obras de implantação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) passam por nova expansão com o início dos serviços em uma área de 39,2 mil metros quadrados (m²), nas proximidades da Base Aérea de Fortaleza. A fiscalização é realizada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Os trabalhos de engenharia na primeira etapa do terreno estão mais avançados, com a execução das fundações dos principais prédios já concluída, e foco atual na instalação de estruturas de concreto e metálicas. “É uma importante obra para o Estado, pois concentrará toda a área de segurança pública. A primeira etapa, iniciada em janeiro, está bem avançada, as duas outras que faltavam tiveram início no fim de abril e já estão em ritmo avançado. Para superar o cronograma inicial a partir dos próximos dias, foi estabelecido que os trabalhos serão sem interrupção para, desta forma, entregarmos antes do previsto”, destaca o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.

Nesta nova etapa da obra, o Cisp vai receber mais um conjunto de equipamentos: as novas sedes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil (PCCE), Polícia Militar (PMCE) e anexos. No momento, a limpeza do terreno, drenagem e escavações são algumas das atividades preliminares executadas pelas equipes construtoras.

Na primeira etapa, em área adjacente de cerca de 30 mil metros quadrados (m²), próxima ao cruzamento das avenidas Aguanambi e Borges de Melo, o complexo de segurança contará com a sede do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), o Centro Integrado de Inteligência e o Centro de Convivência.

“Essa estrutura aqui no Ceará será um modelo para todo o Brasil, porque teremos, no mesmo espaço, o comando das Forças de Segurança e ainda um Centro de Inteligência. Estamos muito satisfeitos com o rápido andamento da obra para que possamos estar, o quanto antes, nas novas instalações”, destacou o secretário da SSPDS, Sandro Caron. A reunião de diversos núcleos de comando em um amplo espaço da Capital, com localização central e estratégica, objetiva que as forças de segurança do Ceará tenham um ganho significativo em eficiência para planejar e executar ações e operações.

O empreendimento como um todo também inclui serviços de urbanização e paisagismo, com implementação de guaritas, vias sinalizadas e estacionamentos, além de áreas verdes e de lazer, contendo areninha, praça, pista de cooper/ciclovia, brinquedopraça e academia ao ar livre.

Com recursos da ordem de R$ 156 milhões do Tesouro do Estado, a implantação do Cisp está prevista para ser finalizada em 2022.