Secitece entrega ao HGF equipamento de ponta para exames de videolaringoscopia

7 de junho de 2021 - 16:30 # # # # # # # # #

Ascom Secitece - Texto e fotos

Aparelho permite maior distanciamento entre médico e paciente durante tratamento da Covid-19 e outras doenças

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) recebeu, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), um equipamento que permite a realização de videolaringoscopia com maior distanciamento entre médico e paciente durante tratamento da Covid-19 e outras doenças. A doação do aparelho aconteceu na última sexta-feira (4), durante visita do secretário Inácio Arruda ao hospital. O equipamento foi recebido pelo diretor geral da unidade, Daniel Holanda. Estiveram presentes ainda o assessor técnico da Secitece, Ricardo Costa, e o consultor de equipamentos cirúrgicos da empresa Carl Zeiss, Alexandre Solon.

Diferentemente dos aparelhos convencionais, em que a equipe médica precisa chegar muito perto das áreas contaminadas da garganta e da boca do paciente no momento da intubação traqueal, o equipamento doado pela Secitece oferece maior distância durante o procedimento e é dotado de tecnologia de ponta.

Secitece já forneceu outros equipamentos para o Hospital Geral de Fortaleza por meio do Promotec – Programa de Modernização Tecnológica do Ceará. Em sua segunda edição, o Promotec tem proporcionado a modernização tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, através da aquisição de equipamentos e de serviços de ponta.

Estão entre os aparelhos adquiridos pela Secitece para o HGF dois microscópios alemães para realização de cirurgias oftalmológicas em 3D, que oferecem melhor habilidade cirúrgica e conhecimento de diagnóstico de doenças mais raras. Os equipamentos ajudaram o Programa de Residência de Oftalmologia do HGF a conquistar a melhor pontuação Norte e Nordeste na Prova Nacional de Oftalmologia 2021. Realizado anualmente pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o exame é requisito fundamental para a obtenção do título de especialista na área.