Cuidados na hora de estacionar veículo podem evitar incêndios, alerta CBMCE

8 de junho de 2021 - 11:38 # # # # # #

Ascom CBMCE

Antes de estacionar seu carro, o motorista deve observar o local escolhido para deixar o veículo. O cuidado é importante para evitar incêndios, alerta o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). De acordo com a corporação, o automóvel em uso predispõe temperaturas elevadas no catalisador do veículo, que se estacionado em locais de vegetação ou mesmo lixo, facilita a combustão.

Em uso, o catalisador pode atingir temperaturas de até 400ºC. Para o tenente-coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, o motorista ainda deve ficar em alerta para “não estacionar o veículo após o uso, em locais que concentrem muitas folhas secas, mato ou qualquer tipo de substância que possa sofrer combustão ao ser aquecida”.

Obrigatório no Brasil desde a década de 1990, o catalisador é uma das peças mais importantes do carro para a redução de emissão de poluentes na atmosfera. Composta por materiais nobres, a peça é cara para repor e exige atenção especial.

Confira dicas do CBMCE para evitar danos ao catalisador:

1- Combustível
Apesar de proibidos no Brasil há décadas, os combustíveis com chumbo são alguns dos elementos que mais podem estragar o catalisador. Por ser metal pesado, contamina os componentes internos da peça, deixando-a ineficiente. Combustíveis com altos níveis de enxofre também podem causar danos.

2- Peça de impacto
Tente não raspar ou passar em obstáculos que impactem o catalisador. A deformação resultante pode estragar a peça. Por dentro, o catalisador tem uma estrutura tipo colmeia que pode se romper com impactos, diminuindo a eficiência.

3- Amassou? Não demore a arrumar
Além da perda de potência, andar com um catalisador danificado pode trazer problemas mais sérios para o carro. Após um impacto, partes da estrutura interna da peça se soltam e podem obstruir o fluxo de ar. Isso pode gerar perda de potência e, em casos mais graves, superaquecimento do motor.