Hemoce lança nova campanha de incentivo à doação de sangue

8 de junho de 2021 - 10:26 # # # #

Natássya Cybelly - Ascom Hemoce
Holanda Júnior - Foto

A campanha, que tem como tema ‘Tudo Começa Quando Você Estende a Mão’, é uma referência ao gesto de estender o braço para a solidariedade

Uma nova campanha de sensibilização para estimular a população a doar sangue será lançada nesta quarta-feira (9) pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A campanha é em alusão ao “Junho Vermelho”, um movimento nacional para aumentar o número de doações e em reconhecimento ao Dia Mundial do Doador, celebrado no dia 14 de junho.

A campanha, que tem como tema “Tudo Começa Quando Você Estende a Mão”, é uma referência ao gesto de estender o braço para a solidariedade. Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemoce, as peças ilustrativas serão trabalhadas em redes sociais, cartazes, banners e adesivos, e divulgada em todo o Estado.

O Hemoce conta com o apoio de vários parceiros, como os shoppings Iguatemi e Del Paseo, que voluntariamente cederam espaços de divulgação nas áreas comuns dos centros comerciais. “Aqueles que não puderem doar, podem se mobilizar de outras formas, pois quanto mais a sociedade se envolve incentivando e apoiando o gesto de solidariedade, mais temos chances de conscientizar as pessoas para doar. Assim, vamos construindo uma rede de solidariedade”, conta Nágela Lima, coordenadora da Captação de Doadores do Hemoce.

Durante todo o mês de junho, uma programação com lives temáticas será realizada nos canais de comunicação do Hemocentro. “Nós vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre a doação, conversar com profissionais da saúde que realizam transfusão para contar como é a rotina nas unidades e vamos ouvir também depoimentos de pessoas que tiveram a vida salva por meio da solidariedade ao receber a doação de sangue”, pontua Nágela.

De acordo com ela, cerca de 90 % das doações recebidas nas unidades do Hemoce são do tipo doação voluntária, ou seja, aquela que é feita sem nenhum tipo de motivação para alguém conhecido. “O voluntariado é fundamental no processo da doação, pois o sangue coletado ficará disponível para qualquer pessoa que venha a precisar de transfusão e para que os estoques estejam abastecidos. No momento de utilização do hemocomponente, é necessário que a doação tenha acontecido com pelo menos 48h de antecedência”, explica.

Junho Vermelho

O Junho Vermelho é uma iniciativa nacional criada em 2015 pelo Movimento Eu Dou Sangue. O mês foi escolhido por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e por causa do clima mais frio em alguns locais do Brasil neste período do ano, o que tende a diminuir o número de doações. Por ser também um período de férias escolares, muitas famílias viajam, fato que contribui para a baixa no estoque de sangue nos hemocentros.

No Ceará, o Hemoce apoia a causa e convida os doadores e parceiros para aderirem ao movimento, relembrando a importância da doação de sangue. Uma programação especial nas unidades em Fortaleza e no Interior está sendo realizada para homenagear os doadores.

Agende sua doação

O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101.2305 ou (85) 9.9681.7597 – WhatsApp.

Para doar sangue é necessário estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50kg e apresentar um documento de identificação original e com foto. Os menores de idade devem ter autorização dos pais ou responsáveis para doar. O termo de autorização está disponível no site do Hemoce.