CCBJ está com inscrições abertas para cursos extensivos em parceria com a UFC

9 de junho de 2021 - 17:10 # # # # # # # # #

Ascom CCBJ - Texto

A Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ) do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), divulga Chamada Pública para seleção de estudantes para os Cursos de Extensão em Teatro, Audiovisual, Música e Jogos Digitais. As inscrições serão totalmente online, através de preenchimento de formulário. Para realizar sua inscrição, acesse: http://bit.ly/ChamadaExtensivosCCBJ2021

Os inscritos passarão por um processo seletivo que se dará por meio de Comissão de Avaliação composta por professores(as) e coordenação de cada Escola. A Comissão de Avaliação classificará os candidatos, priorizando aqueles que estiverem inseridos em ao menos um dos seguintes contextos de grupos identitários minorizados histórica e estruturalmente: povos tradicionais ou oriundas de comunidades tradicionais, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência, pessoa preta, parda ou indígena, mulheres, quilombolas, dentre outras minorias não especificadas neste texto e que tenham passado pelas etapas anteriores.

Os pré-requisitos são ter no mínimo Ensino Fundamental ll completo;  ter a partir de 16 anos e experiência no curriculum artístico. Acesse o edital completo da Chamada Pública clicando aqui. Confira todos os componentes curriculares dos Cursos Extensivos da Chamada Pública clicando aqui.

Sobre os Cursos Extensivos da Escola de Cultura e Artes CCBJ

Os cursos de extensão são um dos eixos de formação artística do CCBJ e fazem parte de projetos de extensão da UFC, que certificam os alunos juntamente com o IDM e o CCBJ. Voltados para pessoas com experiência teórica ou prática anterior, os cursos de extensão técnica aliam teoria, estudo técnico e prática para o aprofundamento do conhecimento em diversas áreas que compõem a arte da linguagem artística que está sendo estudada.

Os cursos possuem carga-horária total de 1.100h/a, sendo 1.000h/a de aula e 100h/a de estágio supervisionado obrigatório. A edição de 2021 dos cursos de extensão do CCBJ será composta pelas linguagens artísticas de Música, Audiovisual, Teatro e Jogos Digitais.

Os cursos acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, podendo ter aulas ou eventos culturais por vezes aos sábados. Todos eles ocorrerão na modalidade semipresencial, respeitando os protocolos institucionais de prevenção à pandemia da Covid-19. A modalidade presencial, quando ocorrer, se dará no Centro Cultural Bom Jardim.

Incentivo de R$ 300,00 para os estudantes selecionados

A previsão para o período dos cursos é de julho de 2021 a agosto de 2022. Os cursos possuem 20 vagas disponíveis para cada turma. Cada aluno(a) selecionado(a) receberá bolsa referente ao ano de 2021, em seis parcelas de R$300,00. Os incentivos decorrentes deste Regulamento serão oriundos do Contrato de Gestão nº 008/2021, firmado entre o Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o Instituto Dragão do Mar (IDM), bem como de seus aditivos.

 

Ouça

KellyEnne Saldanha é coordenadora do Programa de Teatro da Escola de Cultura e Artes CCBJ e fala sobre os cursos ofertados.