Festa do Pau da Bandeira: Programação virtual de 2021 encerra nesta semana pelo canal do YouTube do TJA

9 de junho de 2021 - 13:26 # # # #

De 10 a 12 de junho, sempre às 19h, os festejos 100% online irão destacar rodas de conversa, música, exibição de documentários e exposições

A edição virtual da tradicional Festa do Pau do Bandeira chega a sua reta final em 2021 com mais uma maratona de roda de conversas, agora de quinta (10) a sábado (12), às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube do Theatro José de Alencar. Os festejos em homenagem a Santo Antônio, reconhecidamente “Patrimônio do Brasil, Bem do Ceará”, iniciaram no dia 30 de maio e prosseguiram 100% online nos dias 2, 3 e 4 de junho.

Com mediação de Lourdes Macena, do IFCE, a primeira roda de conversa irá abordar o tema “O processo de reconhecimento da Festa de Santo Antônio como Cultura imaterial: realidade atual e perspectivas”, tendo como convidados Sandra Nancy Ramos Freyre (Urca), Edvar Costa (pesquisador e professor da UVA) e Simone Ribeiro (pesquisadora). O destaque do dia 10 será a exposição virtual “Santo Antônio de Quixeramobim: Tradição de Fé e Vida”, de Elistênio Alves (ONG IPHANAQ).

Na sexta-feira (11), o tema “Os Mestres da Cultura do Ceará” irá permear o bate-papo virtual que, com a mediação de Mano Grangeiro (Vila da Música), contará com as presenças de Dora Freitas (Lumiar Comunicação), Pedro Igor (Casa de Saberes Cego Aderaldo – Secult-CE), Cristina Holanda (COPAM – Secult/CE) e Carlos Gomide (Carroça de Mamulengos). O documentário “Reisado Boi Estrela, Mestre Piauí” (Projeto Interações Estéticas/ ONG IPHANAQ) será exibido na ocasião, reunindo depoimentos e momentos de apresentações do grupo pelas ruas da cidade e em dia de matança, Dia de Reis, festa tradicional do reisado.

“A Devoção do Santo” será o tema norteador da última roda de conversa, no sábado (12), que terá as participações dos secretários de Cultura das cidades de Barbalha (Isaac de Luna), Jardim (Luiz Lemos), Antonina do Norte (Ítalo dos Reis) e Quixeramobim (Neto Moraes); a mediação será da jornalista Maísa Vasconcelos numa noite que ainda terá a música de David Einstein, de Quixeramobim, a exibição de dois documentários e as exposições virtuais “Santo Antônio de Quixeramobim: Tradição de Fé e Vida”, de Elistênio Alves (ONG IPHANAQ) e “Pau da Bandeira”, de Jarbas Oliveira.

O evento é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar (FATJA), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, Escola de Saberes de Barbalha, Centro Pró Memória de Barbalha e Sociedade Artística & Cultural Engenho Velho, além do TJA, Instituto Dragão do Mar, Secult-CE, Governo do Estado – Secretaria da Cultura, Casa de Saberes Cego Aderaldo e Vila da Música.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e como Patrimônio Cultural do Ceará, pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa), a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio é um dos mais tradicionais festejos do Estado, que chega a mobilizar milhares de pessoas numa programação extensa e diversificada no mês de junho. Dentre os principais destaques, estão a Missa do Folclore, a Alvorada e os cortejos de grupos folclóricos, sendo o ponto alto o carregamento do pau e hasteamento do mastro.