Supesp investe em tecnologia e inteligência para promover a segurança pública

9 de junho de 2021 - 15:30 # # #

Ascom Supesp - Texto

Quando se fala de combate e prevenção à criminalidade, em todo o mundo, busca-se o entendimento de que o principal aliado das forças policiais, da investigação, do aparato da segurança pública é a inteligência e a tecnologia. Com esse foco, a mais nova vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Superintendência de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública (Supesp) vem apresentado resultados importantes em pouco tempo de funcionamento.

Criada pela Lei 16.562 de 22 de maio de 2018, compete à Supesp produzir, analisar e disponibilizar estatísticas e informações relacionadas à Segurança Pública do Estado, realizar estudos para subsidiar a elaboração, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de prevenção à violência e contribuir na formulação de estratégias para a SSPDS e para o Pacto por um Ceará Pacífico. Com apenas três anos de existência, o órgão já conseguiu destaque internacional com uma premiação pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na área de gestão pública.

O produto Sigo – Sistema de Georreferenciamento -, premiado em terceiro lugar entre concorrentes de vários países, já está em uso pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e é único no Brasil com as suas funcionalidades. O Sigo é operacionalizado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. Através de aplicativo via satélite, o atendimento de uma ocorrência é realizado e monitorado por um profissional da Ciops indicando qual o quartel mais próximo daquele sinistro, o melhor trajeto e onde estão localizados os hidrantes para abastecimento das viaturas. “Há anos, a localização desses hidrantes era feita em cima da memória e da experiência do bombeiro. Agora, tiramos essa dependência e limitação humanas e usamos a tecnologia para alcançar mais eficácia e resultados no serviço à população cearense”, explica o idealizador do sistema e assessor da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Supesp, coronel BM Ricardo Catanho.

Tecnologia aplicada à segurança

Para o superintendente da Supesp, Helano Matos, a segurança pública em todo o mundo, cada vez mais, constata que o uso da inteligência artificial, da tecnologia, da inovação aplicada à segurança é fundamental para obter bons resultados. “Vimos recentemente que mais de 800 pessoas foram presas em todo o mundo depois de serem induzidos a usar um aplicativo espião de mensagens criptografadas do FBI (polícia federal dos EUA). Aqui no Ceará, caminhamos paralelo desse nível de excelência em nosso trabalho com o nosso setor de estatística, com o uso de tecnologias como o Status, que faz o diagnóstico das manchas criminais e identifica as áreas e os tipos de crime a serem enfrentados”, explica Helano.

CVLI

Complementando, o superintendente esclarece que a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Ceará é fruto também do empenho e da criação de novas tecnologias que são lideradas pela Supesp. “Quero destacar duas delas. A primeira é o Agilis, que é a tecnologia inteligente de monitoramento de veículos automotores. Outro sistema que tem auxiliado é o Status, que é destinado aos tomadores de decisões das forças policiais. O Status é um sistema analítico de dados também baseado em inteligência artificial, ciência de dados e geoprocessamento. Ele cria a mancha criminal, os ‘hotspot’ que são os microterritórios onde há maior incidência de crimes. Dessa forma, os gestores das Polícias podem empregar seus recursos humanos e seus equipamentos no dia certo, local certo e na hora certa”, destacou.