Webconferência aborda avaliação e conduta da criança com Covid-19

9 de junho de 2021 - 14:53 # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP
Júlio Lopes Arte gráfica

Apesar de os sintomas clínicos das crianças com Covid-19 geralmente serem mais leves em comparação aos observados em adultos, casos mais graves podem ocorrer também com os pequenos. Atenta a essas especificidades em relação à doença, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) realiza, nesta quarta-feira (9) a webconferência “Avaliação e Conduta da Criança com Covid-19”. A transmissão é pelo canal da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a partir das 15 horas.

Destinada para profissionais da saúde, a live é composta por quatro apresentações divididas em diferentes temas. A assessora técnica no grupo de doenças imunopreveníveis da Sesa, Pâmela Linhares, fala acerca das orientações sobre notificações dos casos de Covid-19 e Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Já o pediatra do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Robério Leite, aborda a avaliação e conduta da criança com Covid-19.

Dando continuidade à agenda de exposições, a infectologista pediátrica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Lohanna Tavares, discute sobre orientações e precauções em casa, na escola e no trabalho. E encerrando esse ciclo de apresentações, Paula Neves, pediatra infantil do Hias, destaca o manejo da SIM-P temporalmente associada ao coronavírus.

Protocolo

Somado à realização da webconferência, a Sesa publicou nesta semana um protocolo específico com orientações para os casos de Covid-19 em crianças. O documento, que encontra-se disponível do aplicativo iSUS, traz uma série de recomendações e orientações sobre os principais sintomas clínicos e manifestações da doença no público pediátrico.

Ainda de acordo com o documento, os dados nele descritos, sobretudo em relação à Covid-19 e à SIM-P, foram baseados em evidências publicadas nas literaturas nacional e internacional até maio de 2021. Logo, os dados contidos no protocolo poderão ser atualizados conforme surjam novas evidências relevantes.

Serviço

Webconferência: Avaliação e Conduta da Criança com Covid-19
Quando: quarta-feira (9), às 15h
Acesse a transmissão no canal da ESP/CE no YouTube