Central Municipal de Reciclagem de Morada Nova proporciona melhorias para comunidade

10 de junho de 2021 - 16:50 # # # #

Ascom SCidades

Já está em operação a Central Municipal de Reciclagem (CMR) de Morada Nova, entregue em fevereiro deste ano, construída por meio da SCidades, com recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú. O equipamento passará por visita técnica do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, e do secretário de Habitação das Cidades, Marcos Cals, nesta sexta-feira (10).

A CMR recebe material reciclável proveniente da coleta seletiva realizada pela Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis de Morada Nova (ACRREMN), que mantém parceria com a prefeitura para realizar coleta dos recicláveis em toda a sede e também nos distritos municipais. O valor da obra foi de R$ 598.972,78, financiados pelo BID; em contrapartida, o município cedeu o terreno, licenças, autorizações e insumos para a obra.

O novo equipamento proporciona melhoria nas condições de trabalho dos catadores, com reduções significativas: dos custos de transporte e aterramento de resíduos para o município, da poluição ambiental, da disposição inadequada de resíduos em pontos de acúmulo de lixo pela cidade, da quantidade de matéria-prima extraída da natureza. Além disso, representa o aumento da disponibilidade de insumos para a indústria de produção de materiais com geração de emprego e renda.

A Unidade de Gerenciamento do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Cidades do Ceará Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú – UGP II, da SCidades, também realizou no município capacitações e oficinas informativas para cerca de 70 catadores e técnicos.