Íris realiza projeto de capacitação em Linguagem Simples com o Vapt Vupt Ceará

10 de junho de 2021 - 13:05 # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris - Texto

“Eu sempre busquei passar para as pessoas as informações de maneira simples, não gosto de vê-las saindo do equipamento sem entender o que eu falei”, é o que diz Laís de Oliveira, atendente júnior da unidade Vapt Vupt Messejana. Laís conta que a partir do seu primeiro contato com a Linguagem Simples passou a observar mais sua forma de se comunicar, bem como a de seus colegas. Ela é uma das participantes do projeto de cooperação entre o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e o Vapt Vupt Ceará, equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Jacqueline Acioly, coordenadora de atendimento do Vapt Vupt, é uma entusiasta do projeto. “O tema da Linguagem Simples fez eu perceber, ainda mais, a necessidade de expandir e melhorar os canais de comunicação entre o Vapt Vupt e a população. Desde então, a parceria com o Íris tem sido imprescindível para disseminar a cultura da linguagem simplificada junto à equipe”, destaca Jacqueline.

A primeira ação do projeto foi a palestra de sensibilização nas quatro unidades do Vapt Vupt: Antônio Bezerra, Messejana, Juazeiro do Norte e Sobral. Conforme relata Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, o formato da palestra foi inovador. “Usamos os painéis de senhas das unidades para transmitir a palestra de forma simultânea nas quatro unidades, possibilitando o distanciamento seguro entre os participantes nos ambientes. Tivemos, ainda, interações instantâneas de cerca de 300 pessoas respondendo via celular às atividades”, menciona.

O processo de transferência de conhecimentos, conduzido pelo Íris, continuou com a realização de oficinas on-line. “Dividimos a capacitação em três momentos, com conteúdos teóricos e práticos sobre Linguagem Simples. Havia dois propósitos bem definidos: estimular os participantes a refletir sobre a pertinência dessa técnica no setor público e propor exercícios de aplicação, para que a teoria fosse internalizada”, detalha Isabel.

Comissão de Linguagem Simples do Vapt Vupt Ceará

No início do processo de capacitação, foi criada a Comissão de Linguagem Simples do Vapt Vupt, formada por 10 representantes de diferentes áreas das quatro unidades, entre elas Atendimento, Gestão de Pessoas, Manutenção, Bem-Estar, Tecnologia da Informação e Qualidade.

Jacqueline Acioly esclarece que “a Comissão tem a responsabilidade de desenvolver e multiplicar treinamentos sobre o tema para os demais colaboradores de suas respectivas unidades, de modo a dar continuidade ao cronograma de atividades relacionados à Linguagem Simples e garantir que o assunto seja disseminado para todos que trabalham no Vapt Vupt”.

“Na Comissão de Linguagem Simples do Vapt Vupt, desenvolvemos atividades de impactos internos e externos. Como exemplo, podemos citar a revisão da escrita do Código de Ética da empresa; a atualização das Perguntas Frequentes relacionadas à emissão de RG (Registro Geral) do Portal Meu Vapt Vupt; e a aplicação de melhorias em processos voltados para a comunicação com o cidadão, como protocolos de agendamentos e e-mails de redefinição de senhas”, explica Jacqueline.

Experiências com a aplicação da Linguagem Simples

Leandro Pereira diz que, enquanto analista de Gestão de Pessoas, percebe o movimento de simplificar e aprimorar a comunicação como uma peça fundamental para o relacionamento, para lidar com as pessoas. “Eu tenho tentado aplicar o que aprendi para melhorar o trabalho da minha área, aplico a técnica em treinamentos e em apresentações, por exemplo”, conta.

Já Rafael Ripardo, técnico em manutenção da unidade de Sobral, afirma que a experiência foi fantástica: “É impressionante ver como estamos rodeados de comunicações com termos complexos e confusos, sem clareza. Esse trabalho tem me ajudado muito na minha comunicação com outras pessoas. Os resultados dele vão me ajudar a ser um profissional melhor e mais comunicativo”.

Na última terça-feira (08/06), a turma participou do fechamento do primeiro ciclo do projeto, que deve ter continuidade no segundo semestre de 2021. Na oportunidade, foram apresentadas atividades práticas e trabalhos realizados pela Comissão, como a aplicação da Linguagem Simples na estruturação das informações do painel de senhas do Vapt Vupt; e realizada a entrega de certificados de participação nas oficinas.

Sobre o Programa Linguagem Simples Ceará

O Programa Linguagem Simples Ceará, desenvolvido e implementado pelo Íris, tem a proposta de disseminar o uso de uma nova cultura de linguagem, mais clara e simples, no setor público, para melhorar a comunicação com cidadãs e cidadãos.

A atuação do Programa é dividido em três eixos, são eles: Facilitar, que trabalha a simplificação de informações públicas em produtos digitais do governo (sites, chatbots, aplicativos); Formar, que capacita servidores na técnica da Linguagem Simples e fomenta diretrizes para uma cultura de linguagem inovadora no setor público; e Engajar, com atuação em rede para promover a adesão do setor público estadual ao movimento da Linguagem Simples.

Sobre o Íris

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.