Programa Mais Infância Ceará é apresentado em simpósio nacional para comunidade acadêmica da Saúde

10 de junho de 2021 - 14:24 # # # # # # #

Wiarlen Ribeiro - Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Texto

O Programa Mais Infância Ceará, instituído política pública estadual, foi apresentado, nesta quinta-feira (10), durante o I Simpósio Nacional de Saúde da Estácio Ceará, como parte da programação do VI Universo Estácio, que segue até esta sexta-feira (11). As ações e resultados do trabalho realizado pelo Governo do Ceará na área do desenvolvimento infantil foram destacados, em evento virtual, para a comunidade acadêmica da área da Saúde e a sociedade em geral.

“A comunidade acadêmica tem um papel importantíssimo na construção de uma sociedade mais justa e humanitária. Por isso, fico extremamente feliz com a oportunidade de apresentar o trabalho que já realizamos no Ceará, com foco no desenvolvimento infantil. É muito importante a parceria do Governo do Ceará com as faculdades e universidades, pois juntos caminhamos na busca de benefícios em prol da população cearense”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

O evento, promovido pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, reúne anualmente alunos, professores, colaboradores e convidados da sociedade civil, que, por meio de palestras, debates e mostras de projetos, discutem temas importantes que contribuem em pesquisas, extensão e responsabilidade social. Neste ano de 2021, o encontro tem como tema: Vida, Saúde e Educação.

O reitor do Centro Universitário Estácio do Ceará, Josué Viana, ressaltou a importância de se investir na infância. “A participação da primeira-dama Onélia Santana, apresentando os projetos sociais na Primeira Infância, foi a âncora para trazer ao conhecimento de nossa comunidade acadêmica, as ações efetivas das políticas públicas voltadas à valorização da vida no período mais crítico do desenvolvimento cognitivo e socioemocional do ser humano. Ficou evidente a relevância das crianças no impacto dos indicadores sociais, principalmente sobre os mais vulneráveis,. Reafirmamos nosso compromisso, enquanto instituição de ensino superior, de colaborarmos ativamente em iniciativas dessa natureza”, afirma.

Sobre o Programa

Criado em agosto de 2015, defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. O Governo do Ceará atingiu a marca de 273 equipamentos entregues direcionados ao desenvolvimento infantil, em parceria com os municípios. A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, está estruturada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. Em janeiro deste ano, foi sancionada a lei que atualizou e consolidou a iniciativa como política pública de Estado, promovendo e desenvolvendo ações intersetoriais para o desenvolvimento infantil.