Boletim de balneabilidade da Semace apresenta nove praias próprias para banho na Capital

11 de junho de 2021 - 14:18 # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace

O boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) que aponta as praias de Fortaleza apresenta nove praias próprias para banho. O documento foi atualizado nesta sexta-feira (11) pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) do órgão.

O trecho “Centro” mostra mais pontos adequados, quatro no total, referente ao postos 17 ao 21, compreendidos entre a rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira, seguindo até o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro. Já o trecho “Leste” apresenta três pontos favoráveis, entre os postos dos Bombeiros 01 ao 04.

“Oeste” traz dois pontos próprios, 23 e 24, localizados entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó, e entre a Rua Jacinto Matos até a Av. Philomeno Gomes, respectivamente.

De acordo com a Geamo da Semace, os pontos 16 (Centro) e 67 (Leste) apresentaram dificuldades no momento da coleta por motivo de obras e maré alta (fator de risco para equipe), respectivamente.

Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos na rede de drenagem, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos, adensamento urbano próximo.

Semace adverte

A Semace recomenda que, antes de qualquer recreação ao mar, banhistas confiram o boletim de balneabilidade disponível no site da autarquia ou através do aplicativo Semace Mobile.

Confira a íntegra do boletim de balneabilidade aqui.