PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

“Relendo Paulo Freire” chega ao quarto encontro na próxima sexta-feira, 18 de junho

11 de junho de 2021 - 15:19 # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes

A ação faz parte da programação do “II Paulo Freire a Bombordo – Centenário”, que vem acontecendo desde março deste ano. Próximo encontro será em 18 de junho, às 18h, pelo YouTube da Escola

O projeto “Relendo Paulo Freire” já tem data marcada para acontecer neste mês de junho. De maneira excepcional, o próximo encontro será no dia 18, às 18h, pelo Zoom e com transmissão ao vivo no Canal do YouTube do Porto Iracema das Artes. A sala online da plataforma tem limite de 100 pessoas e é aberta a quem quiser contribuir com a leitura coletiva e virtual. Neste quarto encontro, serão lidos os capítulos “Descobrimento da América” e “Alfabetização e miséria” de “Pedagogia da Indignação”, último livro do pedagogo pernambucano que completaria 100 anos em 19 de setembro de 2021.

A ação é parte do calendário de eventos do “II Paulo Freire a Bombordo – Centenário” e acontece uma vez por mês. A programação será finalizada em setembro. O projeto reúne pesquisadores, artistas, educadores e qualquer um que se interesse em participar das leituras conjuntas. O intuito é revisitar a obra do Patrono da Educação Brasileira e disseminar o pensamento do educador, através da discussão e da apreciação de trechos do livro com o público.

Experiência dos encontros

A coordenadora do Laboratório de Artes Visuais, Aline Albuquerque, destaca que as cartas do livro “Pedagogia da Indignação” são “muito comoventes porque sempre explicitam a inaceitável desigualdade social que vivemos” e apontam para a necessidade do envolvimento em processos de mudança.

“A cada encontro a gente renova o interesse pelos escritos de Paulo Freire e constata o quanto é atual e sempre imprescindível seu pensamento. Acho que todos estamos um pouco saturados dos eventos online, e o que queríamos mesmo era que pudéssemos ler juntes, num belo círculo ao luar, no pátio da escola, como fizemos com ‘A Pedagogia da Autonomia’ em 2019. Mas os encontros abertos que temos promovido têm sido uma experiência muito bonita, todos renovamos nossas energias e saímos fortalecides para enfrentar a brutalidade desses tempos, com amor, e fúria“, comemora a coordenadora.

Cartas para Paulo Freire

Um desdobramento das releituras são as “Cartas para Paulo Freire”. A atividade consiste no envio de cartas pelo público, tendo como critério para as produções o diálogo com o pensamento e as práticas de Paulo Freire no livro “Pedagogia da Indignação”, que reúne as últimas cartas do pernambucano. “Escolhemos esse gênero pelas dimensões de diálogo e do afeto, possibilitando uma reflexão crítica capaz de gerar ecos no atual contexto que vivemos”, reflete Iana Soares, coordenadora do Programa de Fotopoéticas do Porto Iracema.

Para integrar a iniciativa, as cartas devem ser enviadas para o e-mail cartasparapaulofreire@gmail.com. Ao final da ação, em setembro, será feita uma leitura dos escritos.

Confira o calendário de leituras do “Relendo Paulo Freire: Pedagogia da Indignação”:

 18 de junho (excepcionalmente) – 18h
“Descobrimento da América” e “Alfabetização e miséria”
Zoom e Canal do YouTube do Porto Iracema

19 de julho – 18h
“Desafios da educação de adultos ante a nova reestruturação tecnológica” e “A alfabetização em televisão”
Zoom e Canal do YouTube do Porto Iracema

19 de agosto – 18h
“Educação e esperança”, “Denúncia, anúncio, profecia, utopia e sonho”
Zoom e Canal do YouTube do Porto Iracema

19 de setembro – 18h
Encerramento e partilha de cartas escritas para Paulo Freire
Zoom e Canal do YouTube do Porto Iracema

Centenário

O calendário de ações II Paulo Freire a Bombordo – Centenário, que celebra o aniversário de 100 anos de Paulo Freire no dia 19 de setembro de 2021, prevê apresentações artísticas, mostras audiovisuais, aulas abertas, debates, leituras, entre outras atividades, com a ideia de promover um mergulho na obra de Paulo Freire, refletindo sobre sua atualidade e relevância na cena cultural contemporânea.

A ação teve início em 19 de março, com o “Concerto para Paulo Freire – Amar é um Ato de Coragem”, seguido das três edições da ação “Relendo Paulo Freire” realizadas até maio. Os encontros, que foram transmitidos em lives, estão disponíveis em uma playlist no Canal do YouTube da Escola Porto Iracema das Artes.

A programação é organizada em parceria pela rede de escolas criativas da Secult, geridas pelo Instituto Dragão do Mar: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ), Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, além do Porto Iracema.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

“Relendo Paulo Freire” chega ao quarto encontro na próxima sexta-feira, 18 de junho
Local: 18 de junho (sexta-feira)

Horário18h
Local Zoom e transmissão ao vivo no Canal do Youtube do Porto Iracema
Limite de 100 pessoas na sala